Sugerir alterações

35 resultados encontrados

ABF é a sigla de Associação Brasileira de Franchising, uma entidade sem fins lucrativos que possui mais de 1000 associados divididos entre franqueadores, franqueados e colaboradores que, nos últimos anos, vêm organizando e participando de diversas ações para o desenvolvimento do sistema no Brasil. Dentre seus principais objetivos, está a promoção da defesa do sistema de Franchising junto às autoridades constituídas, órgãos públicos, entidades e associações de classe.

CEI é a sigla de Cadastro Específico do INSS para empresas e equiparados desobrigados de inscrição no CNPJ ou que ainda não a tenham efetuado e toda obra de construção civil.

AsBEA é a sigla de Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, uma entidade independente, de abrangência nacional, sediada na cidade de São Paulo. É a única representante desta atividade empresarial que congrega escritórios e empresas fornecedoras de produtos e serviços do setor de arquitetura e construção civil.

O SINDUSCON-PR é o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná, que foi fundado em 6 de junho de 1944. A construção civil é reconhecida como poderosa alavanca para o desenvolvimento com repercussões econômicas e sociais importantes: gera produção, emprego, renda, qualidade de vida e inclusão social.

CAU é a sigla de Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR e os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do Distrito Federal – CAU/UF foram criados com a Lei nº 12.378 de 31 de dezembro de 2010, que regulamenta o exercício da Arquitetura e Urbanismo no país.

CNC é a sigla de Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, a entidade máxima do empresariado comercial brasileiro. Em 1946, a CNC criou seu próprio sistema de desenvolvimento social, montando o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e, logo depois, o Serviço Social do Comércio (SESC).

FBHA é a sigla de Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação: Entidade sindical patronal constituída com a finalidade de coordenação, defesa administrativa, judicial e ordenamento dos interesses e direitos dos empresários da categoria e atividades congregadas.

MICE é a sigla de Reuniões, Incentivos, Congressos e Exposições, em inglês Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions. É usada em referência a um tipo específico de turismo em que grandes grupos, geralmente planejados com antecedência, se reúnem para um propósito particular.

Criada em 1981, a ABIACAV, que significa “Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Artigos de Viagem”, representa uma das mais importantes cadeias de fabricantes do país.

ABICALÇADOS é a sigla de Associação Brasileira das Indústrias de Calçados, foi fundada em abril de 1983 e representa a indústria calçadista nacional, atuando na defesa comercial e em busca de melhores condições competitivas de produção no Brasil. A entidade, sediada em Novo Hamburgo/RS, possui em seu quadro de associados empresas calçadistas de todos os portes e estados brasileiros.

ABLAC é a sigla de Associação Brasileira de Lojistas de Artefatos e Calçados, uma instituição que tem por objetivo sustentar e defender os interesses e as aspirações de seus associados, promover e incentivar o uso e consumo dos produtos relacionados com o seu mercado de atuação e buscar o aprimoramento e a evolução profissional do varejo calçadista brasileiro.

Você sabe o que é BSC? É a sigla de Balanced Scorecard, uma ferramenta de planejamento estratégico na qual a entidade tem claramente definidas as suas metas e estratégias, visando medir o desempenho empresarial através de indicadores quantificáveis e verificáveis.

CNPJ é a sigla de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, um cadastro onde todas as pessoas jurídicas e as equiparadas (pessoas físicas que exploram em nome individual atividades com intuito de lucro) são obrigadas a se inscrever antes de iniciar as suas atividades.

ANFACER é a sigla para Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres, que foi fundada em 1984 com o propósito de representar nacional e internacionalmente a indústria brasileira de revestimentos cerâmicos. Representa um setor composto por 94 empresas, que operam 117 plantas industriais, em 18 estados.

CDHU é a sigla de Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, uma empresa do Governo Estadual, vinculada à Secretaria da Habitação. É o maior agente promotor de moradia popular no Brasil.

Você sabe o que é ABRAMAT? É a sigla de Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção, referência institucional na defesa dos interesses e da visão de um setor que, por sua profunda inserção na vida do país, reflete e expressa o próprio ritmo do progresso nacional.

CBCS é a sigla para Conselho Brasileiro de Construção Sustentável, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, de âmbito nacional, cujo objetivo é contribuir para a geração e difusão de conhecimento e de boas práticas de sustentabilidade na construção civil.

CRM é a sigla de Customer Relationship Management, um termo usado para o gerenciamento do relacionamento com o cliente ou, ainda, um sistema integrado de gestão com foco no cliente, reunindo vários processos/tarefas de uma forma organizada e integrada.

Você sabe o que é ABEOC? É a sigla de Associação Brasileira de Empresas de Eventos e tem por finalidade coordenar, orientar e defender os interesses de suas associadas, representadas por empresas organizadoras, promotoras e prestadoras de serviços para eventos. Está presente e regulamentada em 12 estados: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, e São Paulo. Congrega cerca de 500 empresas associadas.

SINDIPROM é a sigla de Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos do Estado de São Paulo, que  representa mais de 7.000 empresas, entre promotoras e organizadoras de eventos, montadoras de estandes, locadoras de equipamentos e demais prestadoras de serviços especializadas em feiras e eventos, incluindo as empresas dedicadas ao marketing promocional.

IBGE é a sigla de Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística, o principal provedor de dados e informações do País, que atende às necessidades dos mais diversos segmentos da sociedade civil, bem como dos órgãos das esferas governamentais federal, estadual e municipal.

ICMS é a sigla de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços. Ele é cobrado sobre operações relativas à circulação de mercadorias e sobre prestações de serviços de transporte interestadual, intermunicipal e de comunicação. É de competência dos Estados e do Distrito Federal.

IPI é a sigla de Imposto sobre Produtos Industrializados. Um imposto federal, ou seja, somente a União pode instituí-lo ou modificá-lo.

UBRAFE é a sigla de União Brasileira dos Promotores de Feira. É a entidade que representa o setor de promoção comercial junto a todos os segmentos da economia. Em seu quadro de associados, estão as maiores empresas do sistema expositor brasileiro.

ISS é a sigla de Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza, de competência dos Municípios e do Distrito Federal. Tem como fato gerador a prestação de serviços constantes da lista anexa à Lei Complementar 116/2003.

AMPRO é a sigla de Associação de Marketing Promocional que tem como objetivo reunir e representar todos os segmentos de marketing promocional do país. Essa representação se deu através da filiação de empresas de marketing promocional, fornecedores de produtos e de serviços promocionais, veículos de comunicação, empresas/clientes e profissionais.

O CREA, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização das empresas e profissionais da área de engenharia, tecnólogos, técnicos industriais. Cada estado brasileiro possui um CREA.

ART é a sigla de Anotação de Responsabilidade Técnica que define, para efeitos legais, os responsáveis técnicos pelo empreendimento, obra ou serviço, tendo valor de um contrato. Ela deve ser registrada no CREA onde for executada a atividade.

ECA é a sigla de Estatuto da Criança e do Adolescente, um conjunto de normas que tem como objetivo a proteção integral da criança e do adolescente, aplicando medidas e expedindo encaminhamentos para o juiz. É o marco legal e regulatório dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

ABNT é a sigla de Associação Brasileira de Normas Técnicas, o órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.

ISO é a Organização Internacional de Normalização, com sede em Genebra, na Suíça. Foi criada em 1946 e tem como associados organismos de normalização de cerca de 160 países. Tem como objetivo criar normas que facilitem o comércio e promovam boas práticas de gestão e o avanço tecnológico, além de disseminar conhecimentos. Suas normas mais conhecidas são a ISO 9000, para gestão da qualidade, e a ISO 14000, para gestão do meio ambiente.

CEO é a sigla de Chief Executive Officer, o cargo mais alto da empresa,  chamado também de presidente, principal executivo, diretor geral, entre outros.

PAC é a sigla de Programa de Aceleração do Crescimento, um plano do Governo Federal que visa estimular o crescimento da economia brasileira, através do investimento em obras de infraestrutura (portos, rodovias, aeroportos, redes de esgoto, geração de energia, hidrovias, ferrovias, entre outros).

PIB é a sigla de produto Interno Bruto, é a medida do valor dos bens e serviços que o país produz num período, na agropecuária, indústria e serviços.

RSVP é a sigla da expressão francesa “Respondez síl vous plaît”, que significa: “Responda, por favor”.