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Jingle é a combinação de música e texto gravados para uma propaganda de rádio, TV ou internet; um comercial cantado.

Deadline é o prazo limite ou final, em inglês. Utilizado para definir o prazo máximo para a realização de qualquer tarefa publicitária.

O slogan é uma frase concisa, de fácil percepção e memorização, que resume as características de um produto ou serviço, ou uma de suas qualidades ou ponto de venda, usada e repetida inalteradamente nos anúncios de uma firma. Ajuda a fixar a presença de uma marca.

Você sabe o que é logotipo? É a marca constituída por grupo de letras, siglas ou palavras, especialmente desenhada para uma instituição ou empresa.

Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma expressão inglesa formada pela junção das palavras “brain”, que significa cérebro, intelecto e “storm”, que significa tempestade. Este método foi criado nos Estados Unidos para testar e explorar a capacidade criativa de indivíduos ou grupos, principalmente nas áreas de relações humanas, dinâmicas de grupo e publicidade e propaganda.

O branding, ou brand management, é uma atividade multidisciplinar que trata da construção e do fortalecimento de marcas ou de seu gerenciamento. Envolve, essencialmente, disciplinas como marketing, planejamento, comunicação e design.

 

Teaser é uma técnica utilizada em marketing para chamar a atenção para um anúncio. Geralmente, é uma pequena peça, com frequência absurda, que não oferece nenhuma informação sobre o produto, levando o público a interrogar-se sobre o significado da peça e despertando-lhe curiosidade pela explicação, que só chega só algum tempo depois.

Protótipo é um primeiro modelo que está em fase de testes, estudo,1 ou planejamento. O protótipo é uma ferramenta muito útil na fase de desenvolvimento, pois ele pode mostrar os problemas técnicos do produto antes mesmo que ele vá para a fase de produção, evitando custos desnecessários com ferramental errado.

Cross merchandising ou produto correlato, refere-se a produtos que têm relação um com o outro e pode fazer com que o cliente o compre por impulso. Isso ocorre porque ele acaba se lembrando daquele produto na hora da compra. Além disso, aproveita-se também o tráfego maior de clientes na seção de produtos com giro mais rápido, fazendo um cross com um produto de giro menor.

Marketing offline é o marketing fora da internet, feito através de mídias tradicionais como jornais, rádio, outdoor, panfletagem, entre outros.

Suspect é aquele consumidor que é, simplesmente, um suposto comprador (“suspeito”) dos produtos ou serviços da empresa, e que se enquadra no público-alvo dela.

Também chamado de ciclo de vida, o ciclo de vendas é a história completa do produto através de suas fases de venda: introdução, crescimento, maturidade e declínio.

Portfólio é uma coleção de trabalhos já realizados de uma empresa ou, especificamente, de um profissional. Muitas organizações tem seus portfólios separados por departamentos ou por unidade de negócios. Existem diversos tipos de portfólios, dependendo do segmento da empresa e do profissional.

Endomarketing é uma das áreas da administração que busca adaptar estratégias e elementos do marketing tradicional, normalmente utilizado pelas empresas para abordagens ao mercado, para uso no ambiente interno das corporações.

Você sabe o que é follow-up? Follow-up significa retornar, fazer um acompanhamento, entrar em contato com uma pessoa ou empresa para verificar como ela está reagindo ao relacionamento com a sua empresa (produtos, atendimento, qualidade).

Você sabe o que é benchmarking? O benchmarking ocorre quando uma empresa observa seus concorrentes (ou outras empresas) com o intuito de aprender e se aprimorar, copiando ou adaptando boas soluções encontradas por eles.

Buying Power é poder de compra. Quanto maior for o poder de compra dos clientes ou consumidores, maior será o seu poder de barganha, o que exige da empresa maior flexibilidade nas negociações.

Market Share é a participação de mercado. Revela qual é a fatia de mercado que a empresa ou marca possui, frente aos concorrentes.

Prospect é um termo utilizado para se referir ao futuro cliente ou consumidor. Geralmente um target-group é formado por vários prospects.

Você sabe o que é target-group? É um grupo formado por pessoas que possuem características semelhantes, com potencial para serem futuros clientes ou consumidores do produto em questão. Eles são o alvo de campanhas de Marketing e vendas.

Você sabe o que é budget? Budget é a verba ou orçamento que a empresa destina às ações de marketing.

Share of mind é o espaço conquistado na mente do consumidor. Ele revela o quanto as suas ações de Marketing estão sendo eficientes no sentido de fazer suas marcas ou produtos permanecerem na lembrança dos consumidores.

Você sabe o que é nicho de mercado? É a porção específica de um mercado, uma parte pequena, com necessidades e hábitos próprios.

Marketing promocional é um conjunto de estratégias que visam construir uma marca, proporcionar vendas e fidelizar clientes por meio de ações de interação com seus públicos-alvo.

Você sabe o que é lembrança de marca? Lembrança de marca refere-se à força da marca na memória, refletida pela capacidade dos consumidores de identificá-la em diferentes situações.

O mix de marketing, também conhecido como composto de marketing ou 4P’s, é o conjunto de ferramentas que a empresa utiliza para perseguir seus objetivos de marketing no mercado-alvo.

Formadores de opinião são as pessoas que têm a capacidade de influenciar e modificar a opinião de outras pessoas nos campos político, social, moral, cultural, econômico, esportivo, alimentar, entre outros.

Os decisores de compra são aqueles que tomam a decisão final de compra. O processo é dividido em duas etapas: Primeiramente o consumidor reconhece o problema ou necessidade, em segundo lugar busca informações sobre os produtos que poderiam atendê-lo e avalia quais são as alternativas, decidindo então qual é a que melhor lhe atende, gerando assim a decisão de compra.

Segmentação de mercado consiste em escolher um grupo de consumidores com necessidades semelhantes para o qual a empresa vai focar a sua atuação, e existem diferentes formas de realizá-la, como idade, sexo, localização, comportamento. Cabe ao empresário escolher, dentro de sua atividade, qual é a segmentação que melhor representa seu público-alvo.

Propaganda é a mensagem divulgada em veículos de grande penetração e patrocinada, isto é, paga por um anunciante que tem por objetivo criar ou reformar imagens ou referências na mente do consumidor.

Publicidade é o ato de tornar público produtos ou serviços. Está relacionada com a divulgação e difusão pública de ideias de empresas, produtos e serviços.

O networking acontece quando a empresa cria sua própria rede de contatos profissionais e pessoais. Ele permite acesso as pessoas/clientes que realmente interessam, mas que ainda não foram contatadas.

Trade Marketing é o marketing feito junto aos canais de distribuição com o objetivo de estreitar a parceria e relacionamento junto a estes canais de distribuição. Tem o foco no desenvolvimento do relacionamento entre indústrias e canais de venda, após identificação das necessidades entre marcas dos produtos, pontos-de-venda e consumidores.

Merchandising é o conjunto de atividades de marketing e comunicação destinadas a identificar, controlar, ambientar e promover marcas, produtos e serviços nos pontos-de-venda.

Marketing de relacionamento são técnicas e ações feitas para construir e sustentar a infraestrutura do relacionamento empresarial. É a integração dos clientes com a empresa, desde o projeto, desenvolvimento de processos industriais e de vendas.

Os 4 P’s do marketing formam um conjunto de ferramentas para se alcançar estratégias relacionadas ao mercado. São eles: preço, praça, produto e promoção.

Mailing-list é a lista de endereços, expressão que se usa no meio comercial para designar as pessoas ou firmas de uma relação fixa, mas em constante revisão ou ampliação que mantém os mesmos interesses.

Mala direta é o conjunto de operações que envolvem o envio em larga escala, por vezes de forma segmentada, de material publicitário ou editorial, via correio ou outra organização especializada em despacho de mensagens.

Cliente share é a parte ou percentual da preferência de cada tipo de consumidor individualmente em relação a determinado produto e serviço.

Marketshare é a participação de mercado que uma empresa possui em seu segmento ou no segmento de um determinado produto.

Marketing de Guerrilha é o tipo de ação de marketing que ocorre fora das mídias tradicionais, sem investimentos altos e, na maioria dos casos, em uma curta duração de tempo, mas suficiente para chamar a atenção de um grande número de pessoas e gerar conteúdo espontaneamente.

Marketing One to One ou O2O é o tipo de contato direto que ocorre individualmente entre a empresa e um cliente, ou um grupo de clientes com as mesmas necessidades.

Target ou público-alvo é o público potencialmente consumidor, o grupo de pessoas a que se dirige determinado produto, serviço ou mensagem.