Sugerir alterações

42 resultados encontrados

Escala de cores é uma tira de controle, indicativa das cores primárias e de suas sobreposições, impressa na área de refilo das provas, das folhas ou dos cadernos para controlar a qualidade.

Você sabe o que é dégradé? É a variação progressiva de tons desde um valor máximo até um valor mínimo de pontos de meio-tom.

Ao visualizarmos uma imagem com alto índice de aproximação ,é possível identificar pequenos quadrados coloridos nela, que, somados, formam o desenho completo. Esses pontos, que são a menor parte de uma imagem, levam o nome de pixels.

Workflow é o fluxo de Trabalho: Caminho que os arquivos percorrem no birô. Termo também utilizado na impressão e acabamento.

Vetor é a descrição matemática de imposição de imagens e de sua localização numa página montada em sistema eletrônico de editoração; as informações gráficas vetoriais são transferidas de uma estação de trabalho para um processador de imagem por varredura (RIP), o qual interpreta todas as informações de montagem de páginas para uma imagesetter; a linguagem postscript, ou outra linguagem de descrição de página, serve como interface entre a estação de trabalho, de montagem de páginas e o RIP.

Traçado é a disposição das páginas a serem impressas em um dos lados da folha, arranjadas em ordem adequada dentro do caderno a ser impresso, geralmente contendo um número de páginas múltiplo de oito.

Tom é o comprimento de onda da luz refletida ou transmitida por uma cor em seu estado mais puro, sem adição de branco ou preto.

É o espaço de cores nativo dos monitores de vídeo, que empregam as cores primárias verde, vermelha e azul para reproduzir todas as cores.

Retícula é o material utilizado para transformar a imagem num conjunto de pontos de meio-tom, ou ainda, a área de uma chapa ou de uma folha impressa que reproduz as gradações tonais através de ponto de amplitude ou freqüência variável. Matriz de pontos, linhas ou círculos utilizada para reproduzir os meios-tons nas reproduções fotomecânicas.

Resolução é a medida de definição de uma imagem ou do desempenho de um sistema óptico, expressa em número de linhas, de pontos ou de pixels por polegada ou p

Prova é o protótipo de um trabalho a ser impresso, obtido eletronicamente, a partir de dados digitais (prova de pré-impressão). A prova serve de amostra para o cliente e guia para o impressor.

Pantone é um sistema de classificação de cores e mistura de tintas padronizadas para obtenção de cores especiais.

Over lay é uma folha de material translúcido, colocada sobre a arte-final para indicar as aplicações de cor, de alterações e de correções.

Opacidade é a relação entre a intensidade da luz incidente e a quantidade de luz transmitida ou refletida pelo original. Um papel completamente opaco não permite a passagem da luz; quando o papel tem baixa opacidade, a imagem impressa num dos lados interfere no resultado impresso no verso da folha, o que prejudica a leitura e altera as cores; a opacidade aumenta em virtude da gramatura e do corpo do papel.

Meio-tom é a reprodução de uma imagem de tom-contínuo, composta de pontos que variam em freqüência (número por centímetro), em tamanho ou em densidade, produzindo gradações tonais. Processo utilizado no sistema offset.

Matriz é o dispositivo de uma impressora que transfere a imagem entintada para uma blanqueta intermediária, ou diretamente para o papel ou para outro suporte de impressão, tal como o clichê tipográfico, a chapa offset, o cilindro rotogravura, a fôrma flexográfica e a tela serigráfica.

Margem de sangra ou sangria é o excesso, cerca de 3 mm, que se deve deixar, além das marcas de corte, quando existem ilustrações sangradas numa página composta.

Layout é o esboço de um trabalho gráfico que apresenta todos os seus elementos (textos, gráficos, ilustrações etc.) distribuídos num espaço equivalente àquele que será impresso.

Imagesetter é um dispositivo de saída de textos e de imagens gráficas, totalmente paginados, em alta-resolução, sobre filme, papel fotográfico ou chapa de impressão, acoplado a um sistema eletrônico de editoração.

Halftone é um método de impressão de imagens (que naturalmente têm uma escala contínua de tons) usando um pouco de tinta para cada cor, variando somente o tamanho e/ou densidade de pontos de tinta ou toner. O meio-tom causa uma ilusão de óptica provocada pelo contraste entre o tom da tinta e o tom do fundo do papel.

Gris é qualquer série de cores neutras que varia entre as cores preta e branca.

Grafismo é a área da matriz de impressão que contém as imagens a serem impressas.

Fotômetro é o instrumento que mede a intensidade luminosa, o fluxo luminoso, a distribuição da luz etc.

Fotocomposição é o sistema, método ou técnica de composição de textos por processo fotográfico. O texto composto é reproduzido por projeção, em positivo, sobre papel ou filme fotográfico para ser colado em artes-finais, ou em bases de montagem para a copiagem das chapas de impressão.

Escala é a tira de controle de cores, indicativa das cores primárias e de suas sobreposições, impressa na área de refilo das provas, das folhas ou dos cadernos para controlar a qualidade.

DPI é a siga de Dots per inch, ou pontos por polegada, a unidade de medida de resolução de um equipamento de saída, conectado a um sistema eletrônico de reprodução, tal como um scanner, um monitor, uma impressora ou uma imagesetter.

Diagramação é a concepção, organização e configuração de todos os elementos que compõem um trabalho de comunicação visual gráfica, incluindo a escolha dos textos e das ilustrações, a definição do formato da obra, a repartição das margens, dos espaços em branco, do texto e das ilustrações, a escolha dos caracteres tipográficos etc.

Dégradé é a variação progressiva de tons desde um valor máximo até um valor mínimo de pontos de meio-tom. Conjunto de tonalidades de uma mesma cor variando do mais escuro ao mais claro.

Definição é a resolução, fidelidade ou clareza de detalhes de uma reprodução fotográfica ou impressa.

CMYK é a sigla de Cyan, magenta, yellow, black, o conjunto de quatro cores das tintas de impressão: ciano, magenta, amarelo e preto.

É a pureza ou intensidade de uma cor.

Boneco é o layout preliminar mostrando a posição das ilustrações, textos e outros elementos, conforme aparecerão no produto impresso. É o conjunto de páginas brancas dobradas e arranjadas para mostrar a sequência, o tamanho, a forma, o estilo e aparência geral de um livro, panfleto ou outra peça impressa.

Birô ou Bureau é o local onde é feito o processo de separação de cores e saídas de filmes (fotolitos), papéis fotográficos ou chapas de impressão, por meio de fotocompositoras, imagesetters ou equipamentos de cópia direta de chapas.

É o layout preciso de um anúncio, cartaz, página de revista ou jornal etc., preparado pelo designer gráfico, mostrando a disposição final de todos os textos e ilustrações, pronto para a reprodução gráfica.

Arquivo fechado é a conversão do arquivo nativo do impresso ou publicação em EPS ou PDF, o que garante o seu conteúdo e qualidade.

Arquivo aberto é o arquivo nativo do aplicativo utilizado para finalizar uma peça gráfica.

É a Inclinação das linhas de ponto de uma retícula de meio-tom em relação a uma matriz de referência de linhas horizontais e verticais.

É o processo de impressão no qual a tinta é vazada, pela pressão de um rodo ou puxador, através de uma tela preparada. A tela, normalmente nylon, é esticada em um bastidor de madeira, alumínio ou aço. A “gravação” da tela se dá pelo processo de foto-sensibilidade, onde a matriz é preparada com uma emulsão fotossensível e colocada sobre um fotolito, sendo este conjunto matriz + fotolito colocados por sua vez sobre uma mesa de luz.

É uma forma de impressão com chapa em relevo, feita de borracha conhecida como clichê.

É a técnica de impressão que utiliza uma pedra calcária de grão muito fino e baseia-se na repulsão entre a água e as substâncias gordurosas.

É um dos processos de impressão mais utilizados desde a segunda metade do século XX. Ele garante boa qualidade para médias e grandes tiragens, além de imprimir em praticamente todos os tipos de papéis e alguns tipos de plástico (especialmente o poliestireno). É ideal para grandes quantidades de impressos, pois o papel corre pela máquina, não precisando de intervenção humana enquanto o processo ocorre.

É um método de impressão no qual a imagem é gerada partir da entrada de dados digitais diretamente do computador para a impressora de produção.