Dicas importantes
Vinte dicas importantes para se preparar para o atendimento em feiras

Fique de olho nas vinte dicas importantes para se preparar para o atendimento em feiras que o Meu Guru separou especialmente para futuros expositores.

1. Todos os contatos da empresa devem ser convidados para visitar o estande;

2. Em um evento internacional é imprescindível que a comunicação seja disponibilizada também em língua estrangeira, normalmente o inglês; Esse material deve conter aspectos técnicos e comerciais de sua empresa e de seus produtos, ou serviços.

3. Ter em mente o real motivo que fez a companhia expor: pode ser para estabelecer contato, obter o nome e endereço de visitantes não encontrados habitualmente, fazer contatos em longo prazo;

4. Deixar bem claro ao público o que seu estande oferece, seu principal atrativo;

5. Manter pessoas preparadas no estande como técnicos, vendedores e diretores, para passar credibilidade ao público visitante;

6. Repense as etapas de venda para adaptá-las ao estande. Ele é um território neutro;

7. A equipe do estande deve estar identificada com crachá. Vendedores não identificados se confundem com os visitantes e deixam o estande com ar de abandono;

8. Mantenha uma atitude e uma postura que convide o visitante a entrar no seu estande.

9. Observe e estude o fluxo de visitante. Veja se ele está de acordo com seu público-alvo;

10. Nunca se coloque a frente do ponto de atração do estande;

11. Acolha com gentileza e mostre satisfação ao falar com o visitante. Algumas atitudes desencorajam o visitante;

12. Quando o visitante entrar no estande não o aborde imediatamente. Deixe que ele se oriente e encontre o seu centro de interesse;

13. Não se aproxime pelas costas, aborde-o de frente;

14. Evite ser prolixo no início da conversa, faça com que o visitante fale;

15. Assimile a identidade do visitante e descubra o mais rápido possível: nome, endereço, status. Um visitante pode ser um comprador, um intermediário, um curioso ou um concorrente fazendo uma pesquisa.

16. Registre por escrito a identidade de todas as pessoas contatadas em fichas apropriadas. Inscrever em ficha especial as entrevistas agendadas.

17. Coloque, sempre que possível, o visitante em contato com a pessoa certa, seja diretor, técnico, especialista, entre outros;

18. Evite apresentar aos dirigentes da empresa visitantes sem interesse específico;

19. Atente-se aos visitantes. Eles se dividem em três categorias: Aqueles que se interessam, os que não demonstram qualquer interesse e aqueles que hesitam e precisam de encorajamento. Classifique mentalmente seu visitante.

20. Não distribua material informativo a esmo. Tenha foco, o importante é transformar contatos em estratégias de negócios e, consequentemente, vendas e reconhecimento.