Oportunidade de negócios
O valor do mercado de eventos

É com experiência e muito trabalho que se constrói um evento de sucesso. Ele é fruto da inteligência coletiva compartilhada entre os envolvidos na ação: promotores, clientes, fornecedores e parceiros do mercado.

O universo corporativo mudou e por isso, cada vez mais as empresas vêm percebendo a importância do marketing para garantir resultados e assim, abrindo as portas para os investimentos em eventos.

Devido a essa importância estratégica e peso financeiro, a tarefa de realizar eventos passou a exigir um planejamento profissional complexo e merecer atenção redobrada dos gestores das empresas.

No mundo atual, onde as novas ferramentas de comunicação permitem maior interatividade, o crescente mercado de eventos corporativos ganha cada vez mais valor. Afinal, o objetivo destes eventos é chamar a atenção para uma empresa e criar estratégias para a geração de valor e novos negócios.

E como as demais áreas de comunicação e marketing, o segmento de eventos corporativos vem sofrendo transformações para atender o mercado e clientes. Além das tradicionais ferramentas de comunicação como TV, outdoors, mídia impressa e eletrônica; é necessária a inclusão de novos formatos de comunicação, tanto virtualmente, com o uso de redes sociais, sites, e-mail marketing quanto presencialmente, quando a empresa permite que o cliente vivencie a sua marca.

Um evento bem organizado gera inúmeras vantagens à empresa, tais como: divulgação de serviços, maior integração entre equipes, relacionamento direto com o público de interesse, possibilidade de novos clientes, além da oportunidade para estabelecer e reafirmar lembrança da marca aos antigos clientes.

Por outro lado, os eventos também podem ter objetivos internos, como: motivação para equipes de vendas, integração entre áreas ou mesmo como confraternização social.

A empresa ainda pode participar de eventos externos, como feiras e congressos, enquanto visitantes, para fomentar negócios, já que existem inúmeros eventos voltados para o público que geram grande repercussão. É importante estar de olho em todas as possibilidades e aproveitar ao máximo as oportunidades. Conhecimento e experiência nunca são demais.