Transporte de materiais
Transporte de materiais para a feira de negócios

Todos os cuidados são necessários para o transporte dos materiais que serão utilizados na feira de negócios. O expositor pode contratar os serviços especializados de uma transportadora para levar os equipamentos e materiais ao evento e também retornar os mesmos à sua sede.

Porém, todo o cuidado é pouco, pois nesta hora é preciso ter bastante atenção para optar por uma empresa de logística que seja extremamente pontual e profissional.

Cabe à promotora auxiliar os expositores nesta hora, fornecendo-lhes nomes de transportadoras, relação de hotéis, indicação de meios de transporte, tarifas, dentre outros quesitos, porém, a responsabilidade é do expositor.

Em alguns casos, as empresas não têm um staff exclusivo para cuidar desses detalhes, deixando a responsabilidade distribuída entre os funcionários da empresa que já têm, em seu dia-a-dia, outras responsabilidades.

Essa talvez seja uma postura que deva ser repensada, afinal contratar uma equipe com os conhecimentos necessários para lidar com essa área é um investimento confiável e uma ótima solução, pois a feira de negócios é um evento onde se investe muito tempo e dinheiro, e os erros podem ser irreversíveis.

Assim, sua empresa pode disponibilizar apenas um funcionário para coordenar essa área e atuar como um agente de transportes, que cuidará de parte do trabalho, como preparar suas próprias etiquetas para as cargas, com o logotipo da empresa expositora e especificações como material de feira, número de estande, nome da empresa, nome do evento.

Quando fixadas nas caixas, junto com a etiqueta de carga, essas informações auxiliam na identificação do material pelo staff do local, pelo prestador de serviços ou transportadora, eliminando as probabilidades de confusão.

Na hora de contratar a empresa responsável pela logística faça diversos orçamentos e escolha a que melhor corresponder às suas expectativas e necessidades e atente-se, algumas transportadoras exigem um cadastro de tempo mínimo. Todos os cuidados são necessários para o transporte, tanto na ida quanto no retorno dos materiais.

Normalmente, é responsabilidade exclusiva do expositor cumprir as exigências legais de IPI e ICMS relativos aos procedimentos para a remessa de mercadorias, produtos, móveis e equipamentos em geral para o evento.

Fique de olho na legislação e verifique com seu contador como devem ser emitidas das NF de materiais que vão para os eventos e são vendidos lá. Acompanhe outros artigos sobre o assunto no Meu Guru.