Dica Fornecedor Sustentável
Como se tornar um fornecedor sustentável?

Atualmente, fornecedores do segmento de eventos têm trabalhado para alinhar-se as novas tendências de responsabilidade social e ambiental do mercado.

A princípio, um fornecedor sustentável deve apresentar uma postura comprometida e responsável com sua própria equipe e com a matéria-prima que oferecem, e ainda incentivar sua cadeia de produção, distribuição, ponto de venda e de descarte correto, para redução de impactos e melhoria das condições sociais.

Um segundo ponto que deve ser observado é o sistema de logística: ele pode ser mais sustentável quando os fornecedores optam por entregas paletizadas, em horários adequados, ficam atentos às condições dos veículos utilizados e ainda se preocupam em recolher as embalagens utilizadas e até resíduos.

É importante ter em mente que o item sustentabilidade, de maneira nenhuma, vai substituir a qualidade. Ele vem se instalando como um pré-requisito, afinal, num mercado cada vez mais competitivo, não existe apenas produto bom ou ruim, existem itens eliminatórios, que classificam um determinado fornecedor como adequado ou inadequado às posturas adotadas por expositores, montadoras, promotoras e demais participantes da cadeia de eventos.

Segundo um levantamento do Grupo Havas, feito em 2011, 62% dos consumidores brasileiros estão dispostos a ter um custo 10% mais alto para obter produtos sustentáveis de forma social e ambientalmente responsável.

O consumidor de hoje tem muito mais acesso às informações, portanto, é importante que as empresas sejam conscientes de sua exposição e que você fornecedor, esteja pronto para adequar-se à essas exigências.