Tipos de estandes

Há diversos tipos de estandes: Um estande básico, normalmente, é todo montado em sistema octanorm e possui como piso apenas uma forração fixada com fita dupla face, no piso do pavilhão, paredes com 2,20m de altura e uma testeira simples que pode ser retro iluminada em alguns casos, com o logotipo do cliente aplicado em adesivo. Na maioria dos casos, os estandes básicos são ofertados pela promotora do evento, junto com a compra da área.

O estande padrão também é elaborado no sistema modular, mas neste modelo é possível ter um piso elevado de madeiras com diversos tipos de revestimento. Suas alturas podem chegar a mais de 4,40m, o que dá margem para um design mais elaborado utilizando travessas curvas e retas. Podem conter várias salas, bar, depósito, copa, vitrines, bancadas, balcões etc. Quando utilizar teto, este será feito com um trançado de travessas, chamados de pergolado de alumínio, com fechamento em TS.

O estande misto é composto de outros materiais como peças em madeira, serralheria, sistema spider (star link ou bolachas) um prolongamento que se prende no montante (tubo de octanorm) para se fixar vidros, acrílicos ou madeiras em formato quadrado, formando um tabuleiro com pequenos espaços entre si, seja na altura ou na largura.

Outra estrutura utilizada é o Box Truss, fabricado em tubos de alumínio entrelaçado (tipo uma treliça mesmo) e desenvolvido para sustentar a iluminação de shows em grandes palcos indoor ou outdoor. Estas estruturas possuem diversos comprimentos e larguras e são conectadas por um cubo.

Já no estande construído não é utilizado o octanorm. Geralmente, vão ser construídos em marcenaria maseadas e pintadas ou revestidas com materiais semelhantes ou corvin, chamados pelos montadores de bagun, e possuir peças construídas em serralheria, madeira ou estruturas de Box truss. Quando existir teto, ele será feito de madeira e revestido com vinil branco. As portas serão do tipo Blindex ou convencionais de madeira.

Em feiras do segmento cerâmico, o contra piso é feito em alvenaria ou isopor revestido com concreto (tipo laje), para que o produto do cliente possa ser aplicado e apresentado sem imperfeições.

Os mezaninos são uma ótima opção para aumentar o tamanho da área do estande. Eles são o sonho de consumo de muitos clientes, pois possibilitam a montagem de um lounge, para atendimento VIP. Para se utilizá-los, a atenção deve ser redobrada, para se ter a certeza sobre o suporte de sua estrutura.

Os estandes cenográficos são aqueles que possuem um tema e remetem a uma ideia. É uma ótima opção para caracterizar uma empresa, seus produtos ou serviços. A cenografia é um elemento diferencial para representar situações e cenas especificas.