Sistema Modular ou Octanorm

Sistema modular, ou Sistema Octanorm, é um sistema de tubos de alumínio, com oito lados, utilizados para montagem de estandes. São disponibilizados em vários comprimentos e ranhuras.

Esses tubos são chamados de montantes e neles, encaixam-se vários tipos de travessas: retas, curvas, largas ou estreitas. Essas peças dão origem às estruturas dos estandes, tanto das colunas, quanto do teto.

O sistema modular é utilizado na montagem de estandes misto e padrão e, preferido em projetos que requerem agilidade na montagem.

A estrutura de um estande é montada colocando-se o octanorm de metro em metro (ou meio metro), juntando-os com as travessas também de um e meio metro, ou de 0,70 e 1,40 no caso de diagonais.

O preenchimento entre os montantes e travessas costuma ser feito com chapas de TS branco, ou materiais como vidro, acrílico, madeira (pintada ou fosca) e placas adesivadas com cores e/ou imagens.

Há inúmeras possibilidades de montagem de estandes utilizando o octanorm, que vão do básico ao bem elaborado. Tudo depende da criatividade do projeto. Outra vantagem do sistema modular é que tanto os montantes quantos as travessas e demais peças em alumínios são reutilizáveis.

Origem:

A empresa Octanorm –  que desenvolveu o sistema modular de montagem com alumínio – foi fundada em 1969, por Hans Staeger na Alemanha. A concepção original do seu sistema de montagem foi um enorme passo ao encontro das necessidades da indústria de exposições. Em 1974 a empresa chegou ao Brasil.