Público-alvo e público de interesse para eventos
Saiba a diferença entre público-alvo e público de interesse

Embora a nomenclatura seja parecida, público-alvo e público de interesse possuem significado bem diferentes, logo, exigem diferentes responsabilidades por parte de promotores de eventos e expositores.

Público-alvo para eventos é aquele que circula pelo local, geralmente composto de visitantes, como congressistas, expositores, palestrantes, estudantes, professores, fornecedores, fabricantes, distribuidores, representantes de vendas, consultores, técnicos, especialistas e compradores.

Esse público é a razão de existência de um evento, e a presença de todas essas pessoas no evento deve ser certa, mas, mesmo assim, o expositor deve se fazer a seguinte pergunta: Qual é o meu público de interesse? Quem eu quero no meu estande?

Portanto, publico de interesse é um segmento do público-alvo, por exemplo, se a marca participa de uma feira que possui professores, outros profissionais da área e estudantes e seu público de interesse são apenas os estudantes o ideal é pensar em estratégias para atraí-los e não perder tempo com os demais. Pense no que eles gostariam de ver, qual o interesse dos mesmos na feira e o que você tem a oferecer. A comunicação visual de do estande e os recursos utilizados também devem ser direcionados para isso.

A promotora tem a responsabilidade de atrair o público-alvo para eventos, porém, o expositor também tem o dever de captar uma parcela de público, principalmente o de seu interesse.

Sendo assim, o público de interesse é o responsável pela participação na feira, ele é a razão. Os objetivos seguintes são voltados para sua marca, seu produto ou serviço. O evento é uma ação promocional que possui ferramentas para promover lançamentos, fazer divulgação, novos contatos, vender, fidelizar clientes, entre outros.