Regras ocultas
Regras ocultas das feiras e eventos

As feiras e eventos, assim como demais ambientes ou situações da vida cotidiana, possuem regras. Muitas delas são de conhecimento dos experientes profissionais do ramo: como promotoras, montadoras e os próprios expositores.

Porém, de acordo com Mike Thimmesch, diretor de geração de contatos relações setoriais da Skyline Exhibits, com mais de 20 anos de experiência em marketing de feiras e eventos, eles também são regidos por regras ocultas e imutáveis, que normalmente são percebidas após anos de vivência e muita experiência.

Eis as 18 regras ocultas das feiras e eventos:

1 – Quanto mais palavras você colocar em seu estande, menores as chances de essas informações serem lidas;

2 – Quanto maior a multidão em seu estande, maiores as possibilidades de atrair outros visitantes;

3 – As pessoas que mais reclamam sobre o valor das feiras são geralmente aquelas que sabem (e tentam) o mínimo
possível;

4 – Os negócios mais sérios depois da feira serão fechados com aqueles mais animados visitantes que você conheceu em seu estande durante o evento;

5 – O esforço demonstrado por cada funcionário do estande aumenta à medida que a distância entre ele e seu respectivo chefe diminui;

6 – Os melhores atendentes são aqueles que falam menos e ouvem mais;

7 – Quanto maior o tempo de pausa do colaborador, menos informações ele irá coletar quando retornar ao estande;

8 – As cores do seu estande na feira provavelmente serão determinadas por: A – as cores da marca; B – as últimas tendências de design; ou C – a esposa do presidente da empresa.

9 – O período de tempo para projetar a sua exposição se alarga exponencialmente com o número de tomadores de decisão envolvido;

10 – Quanto maior a distância que um visitante viaja para participar de uma feira de negócios, maior o nível de hospitalidade que você deve providenciar;

11 – O carpete pertence ao chão do seu estande, não à parede de fundo;

12 – Quanto melhor a aparência dos sapatos utilizados pelos colaboradores do estande, mais eles irão se queixar de dores nos pés;

13 – Quanto mais anos você expor em determinada feira, mais você terá repetido os clientes em seu estande.

14 – Quanto mais o seu recipiente de cartões se parecer com um cesto de lixo, mais atrapalhado será o seu trabalho;

15 – Quanto maior a sua principal imagem no estande, mais claramente as pessoas vão entender a mensagem;

16 – Quanto mais velho o estande, menor será o número de novos visitantes.

17 – Quanto maior o espaço entre o corredor e as fronteiras do seu estande, melhores serão as oportunidades de seu staff interagir com os visitantes;

18 – Quanto mais rápido trabalhar os contatos adquiridos na feira, maiores serão as vendas que você irá gerar a partir dela.