Investindo em promoções e eventos

A feira de negócios é uma ferramenta que faz parte do mix de comunicação e como as demais, também têm a função de transmitir o posicionamento da empresa, somando à sua identidade e colaborando com o fortalecimento de sua imagem perante o mercado.

Para que um plano de comunicação seja eficiente ele deve cercar o público-alvo, mapeando o comportamento e as necessidades dele para assim gerar afinidade entre o target e a empresa. Essa afinidade pode acontecer naturalmente durante a feira de negócios, pois lá ocorre o contato direto ntre expositor e visitante. Um plano de comunicação deve realizar esse reconhecimento dos hábitos dos consumidores para impactá-los durante seu dia-a-dia.

Durante o evento, como nas demais ações de marketing, deve ser definido o conjunto de atividades que serão destinadas de forma equilibrada a cada um dos três pilares da comunicação: construção da marca, geração de demanda e desenvolvimento dos canais de vendas.

É importante estar muito bem informado antes de investir num evento, pois sua marca é seu maior patrimônio e nada pode ameaçar essa imagem que a empresa vem construindo e mantendo há anos.

Embora não chame tanta atenção como os demais itens do mix de marketing, os eventos estão muito mais presentes na vida das empresas do que imagina. Estimativas da ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos dão conta que 95% das 100 maiores empresas do Brasil investem nas atividades de promoções e eventos.