Etapas do planejamento
As principais etapas do planejamento

Por outras vezes, em artigos já publicados aqui no Meu Guru, destacamos que o sucesso de uma empresa na feira de negócios está relacionado com a elaboração de um bom planejamento. Portanto, um planejamento eficaz decide, antecipadamente: O que fazer? Como fazer? Quando fazer? Quais recursos utilizar?

Resumidamente, essas são as principais etapas do planejamento:

– Antes da Feira: Momento que os objetivos devem ser definidos e traçados. Quais são eles? Marcar presença, fortalecendo a marca ou prospectar novos clientes com o objetivo de aumentar o faturamento, ou ainda lançar um novo produto ou uma nova marca no mercado. Avalie cada um deles para direcionar a os métodos de abordagem e o trabalho da equipe.

Uma vez escolhida, deve-se definir a localização do estande: existem ruas na feira que possuem maior circulação de pessoas, isso significa que sua marca poderá ter maior visibilidade. Informe-se sobre isso com os promotores do evento.

– Durante a Feira: Momento de ação da equipe. É a hora de identificar e aproveitar o potencial da feira buscando informações sobre edições anteriores através do diálogo com os demais expositores. Além de prospectar o público visitante, é muito importante o contato com a “concorrência”, pois sua empresa pode oferecer algo que complemente o serviço de outro expositor. Aqui pode existir espaço para futuras parcerias.

Fique atendo ao manual do expositor. Nele estará escrito tudo que é e o que não é permitido durante o evento. Também haverá informações sobre as taxas que terá que pagar e tudo mais que se faça necessário para que você possa expor na feira.

– Após a Feira: Momento de trabalhar o pós-contato ou pós-venda. À medida que implementa sua estratégia, a empresa precisa rastrear os resultados e monitorar os novos contatos desse; O ideal é estar sempre atento à realização das metas e estratégias. Quando se tem em mente aquilo o que será feito, os problemas de última hora tendem a ser mínimos. Só um planejamento bem estruturado permite que uma empresa alcance os objetivos desejados de maneira efetiva.

Visite o Meu Guru e saiba mais sobre as etapas do planejamento de um evento.