Como preparar a empresa para o evento

Sempre com o intuito de obter o melhor rendimento da feira de negócios, não se pode deixar de pensar nos materiais de apoio da ação, que vão facilitar o trabalho dos funcionários responsáveis pelo atendimento e, principalmente, valorizar a imagem do empreendimento.

Uma boa dica é a utilização de um kit, que pode ser composto cartões de visitas, catálogo de apresentação, folhetos explicativos, dentre outros produtos.

Se o evento receber visitantes estrangeiros, todos esses impressos devem estar devidamente traduzidos. Normalmente, utiliza-se o inglês, a língua mais comum no mundo dos negócios.

Os materiais de apoio da ação precisam estar adequados aos objetivos de sua empresa. Saiba como preparar a empresa para o evento.

Cartões de visita:

Atualmente, são os objetos mais tangíveis da prática de networking. É o intermediário do primeiro contato, influenciando e disponibilizando contatos posteriores. Mas, atenção: esta será a primeira impressão causada por você ao seu potencial cliente.

O cartão de visita deve conter informações primordiais, comunicar algo mais do que apenas suas informações de contato, e deve ser impresso em vários idiomas, se necessário. Uma ótima dica é inserir um QR code, que ao ser lido pelo dispositivo do cliente, pode ser salvo imediatamente na agenda do aparelho celular.

Catálogo de apresentação dos produtos:

Deve conter uma apresentação completa e personalizada de sua empresa, funcionando como um completo portfólio de seus produtos ou serviços oferecidos. Pode contar com descrições detalhadas, inclusive ilustrações, e informar, detalhadamente:

Quem é a empresa – Com uma descrição breve do histórico, da missão, valores e comprometimento;

Produtos e serviços – Descrição deles com especificações;

Principais clientes – Apenas citações;

Profissionais responsáveis – Breve descrição do currículo dos profissionais responsáveis. Indispensável para empresas que estão começando.

Dados para contato – Localização e formas de contato rápido: telefone, site e email.

Este tipo de material auxiliará na tomada de decisão e principalmente na negociação. É importante desenvolver uma apresentação que impressione e de dê destaque a empresa.

Amostras:

Dão ao público-alvo a oportunidade de conhecer o produto ou serviço antes de ser comprado. Auxiliam no destaque, trazendo mais atenção aos seus produtos e serviços. É um tipo de brinde sem a compra do bem. Devem chegar ao consumidor acompanhadas com algum material que carregue informações complementares, como folders, que servirão de apoio para as futuras vendas.

Tabela de preços:

Sua empresa deve estar sempre preparada para fechar negócios, que é um dos principais objetivos da feira, embora não seja o único.

O expositor deve contar com um sistema de custos, pois é inadmissível estar presente num evento sem uma lista de preços atualizada.

A feira de eventos também propicia um momento de análise e avaliação das políticas de preço, de desconto e formas de pagamento.

Brindes:

Promover algum tipo de promoção ou sorteio de brindes pode atrair mais público ao seu estande. Cabe ao funcionário atende-lo, presenteá-lo com o brinde e ainda tentar extrair algumas informações para criação de um mailing.

Porém, se este tipo de ação está presente em seu planejamento, é preciso ter atenção redobrada com os prazos, já que estes materiais, normalmente, demoram meses para serem produzidos.

Por fim, fica mais uma vez o lembrete de que a feira é um local para amplas negociações, mas é também um local para se obter, gratuitamente, opiniões sobre o que está sendo exposto, sobre como sua empresa é vista pelos clientes, se seus preços estão alinhados com o que está sendo praticado no mercado.