Certificado Cecam
Porque é importante a exigência do certificado CECAM?

O CECAM – Certificado de Capacitação de Montadoras e Prestadoras de Serviços para Eventos começou a ser adotado em 2004 para identificar empresas que atuavam regularmente, cumprindo todas as obrigações fiscais e trabalhistas, com contrato social, funcionários registrados e filiados ao SINDIEVENTOS, em dia com suas obrigações fiscais e trabalhistas e com o SINDIPROM.

Ele é um marco histórico no avanço do segmento, pois vem colaborando para o aumento da qualidade das feiras e eventos que acontecem no nosso país.

Em 2008, por exemplo, para a concorrência na licitação de montagem de stands do 24º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, a Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), através do seu Departamento de Congressos e Feiras, incluiu na relação de documentos obrigatórios para habilitação o CECAM.

O número de empresas concorrentes foi reduzido diante do grande número de empresas que compõe o mercado, porém essa segmentação elevou a qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas habilitadas com o CECAM.

A exigência do certificado CECAM é uma atitude que deveria ser tomada por promotoras, montadoras e, inclusive, expositores, pois promove uma valorização natural, e consequentemente, a efetiva regulamentação do setor. Com o CECAM é possível verificar a idoneidade de uma empresa antes de contratá-la e assim pode confiar nos responsáveis pela montagem do estande e os demais serviços contratados, pois este certificado é uma espécie de garantia que tais serviços serão realizados com responsabilidade, profissionalismo, segurança e qualidade, e entregues em tempo hábil, sem prejuízos.

O CECAM foi implementado com o apoio da UBRAFE e marca um estágio histórico de maturidade, profissionalismo e organização do mercado de feiras e eventos no Brasil.