Marketing Digital para eventos
Por que o Marketing Digital é importante para o seu evento?

A internet é o que move o mundo atualmente, isso é um fato! Seja para pesquisas como para divulgar uma marca, e se tratando de eventos não poderia ser diferente já que seu público está lá, o que você precisa é que seu evento seja encontrado. O marketing digital é a solução ideal para promover seu evento, se você tiver um site em uma plataforma relevante melhor ainda, os serviços que compõem o marketing digital, como SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas), Google AdWords, Redes Sociais e E-mail Marketing são os mais indicados.

E sabe como o marketing digital pode te ajudar a promover seu evento? Basicamente, o SEO irá te posicionar bem no Google, o Adwords irá reforçar esse trabalho para você estar na primeira página, as Redes Sociais para interagir com seu público e lembrar sempre que o evento está chegando, é um imenso campo de possibilidades, e o E-mail Marketing para mostrar o quão importante o convidado é. Todas essas estratégias formam uma combinação perfeita para aumentar o número de participantes no seu evento, o real problema é que muitos organizadores não tiram proveito dessas ferramentas.

Se você se interessou nesse assunto, mas não sabe por onde começar, saiba que existem agências especializadas no assunto, o que pode fazer essa ideia funcionar.

Saiba como usar o marketing digital a favor do seu evento:

Website

É muito importante que o site desenvolvido para o evento seja atraente visualmente e contenha todas as informações relevantes ao mesmo, como: data inicial e final, mapa do local, patrocinadores, programação completa, entre outros. O principal objetivo da criação do site é justamente divulgá-los para o seu público de interesse e possibilitar ao usuário plataformas de interação como a possibilidade de comentar, compartilhar informações e mídias digitais referentes ao evento.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização de Sites para Mecanismos de Buscas) como objetivo principal, melhorar o posicionamento do website nos buscadores da web, como o Google. Ou seja, o analista de SEO possui ferramentas apropriadas para a sua marcar ser vista através de palavras chaves relevantes ao assunto e que esteja no seu site.

Google AdWords

AdWords é uma ferramenta desenvolvida pelo próprio Google que permite que sejam criadas campanhas de anúncios (ou links patrocinados), basicamente faz com que o site do seu evento seja visto lá nos primeiros resultados de pesquisa do Google, e também segmenta para o público que você realmente quer atingir.

Redes Sociais

Os participantes querem se envolver com o evento, nada melhor que interagir com eles nas redes sociais, não existe maneira mais eficiente de manter contato direto com o seu público-alvo do que através das redes sociais. Através dessa ótima solução do marketing digital você pode mostrar o que está sendo feito e como vai ser o evento muito antes de acontecer. Além de poder disponibilizar informações relevantes sobre o setor do evento, se por exemplo o evento for uma feira de móveis, as redes sociais são ótimas aliadas para disponibilizar dados relevantes desse setor.

E-mail Marketing

O E-mail Marketing pode ser utilizado como lembrete e como agradecimento, podem ser enviados lembrando que o evento está chegando, com dados interessantes e com a programação do evento. Ele também é um ótimo pós-evento, você pode agradecer a participação da pessoa no evento e também aproveitar a ocasião para convidá-la para um próximo.

O conteúdo é muito importante nesse ramo, mesmo depois de encerrados essas ferramentas precisam ser alimentadas para continuar reforçando o nome do seu evento. As possibilidades do seu evento ser um sucesso só depende de você, e com ajudinha do marketing digital as possibilidades viram realidade.