Tipos de pesquisa
Pesquisas mais comuns e suas aplicações

A pesquisa é a base inicial de um trabalho de aproximação entre a empresa e seu público-alvo. Ela pode identificar os hábitos e as necessidades dos consumidores, dados sobre o campo de atuação de uma empresa e até oportunidades ou problemas do mercado.

Conheça um pouco sobre as pesquisas mais comuns e suas aplicações:

Um tipo bastante utilizado é a pesquisa de potencial de consumo, cuja finalidade é avaliar a demanda de serviços e produtos, e apoiar as decisões de uma empresa a respeito de estratégias e abordagens comerciais.

Já as de satisfação do cliente têm como objetivo identificar falhas e oportunidades de melhoria nos produtos e serviços, e pode ser feita de forma contínua ou esporádica.

Agora, com a pesquisa de marketshare, ou participação de mercado, é possível mensurar a força da empresa e de seus concorrentes. Comumente é usada para direcionar a atuação promocional, propaganda e força de vendas.

Uma das pesquisas bastante utilizadas é a de share-of-mind, que permite a observação da flexibilidade do mercado e o dimensionamento dos investimentos em comunicação e geralmente é usada em conjunto com a de marketshare.

Para avaliar a eficiência da comunicação, o método de pesquisa utilizado é o recall top-of-mind, ou de lembrança, que também é eficiente para se medir a percepção de qualidade do produto ou serviço que a empresa oferece.

Já a pesquisa de mídia norteia a escolha de quando e onde anunciar. Ela é empregada para medir o perfil e a participação do público-alvo de um veículo de comunicação, serve para escolher onde e quando anunciar.

Para o desenvolvimento de produtos e embasamento de campanhas publicitárias, a pesquisa mais indicada é a que verifica o comportamento do consumidor.

Antes de se iniciar uma ação de marketing é importante conhecer o cenário mercadológico e a melhor maneira de obter essas informações é através de uma boa pesquisa.