Pensando no material de apoio

Todos sabem que há um conhecido ditado que diz: “A propaganda é a alma do negócio” e, no universo dos eventos essa frase não deixa de ser uma verdade.

Divulgar a participação em uma feira é fundamental, pois seu público quer saber todos os detalhes desse acontecimento.

Para tanto, cabe aos gestores, juntamente com a equipe de marketing, desenvolver o material de apoio que será distribuído entre os visitantes do evento.

O panfleto, por exemplo, é ótimo para ser distribuído na entrada da feira ( quando permitido) convidando os visitantes para conhecer seu estande. Por outro lado, na maioria das vezes os panfletos acabam acumulados dentro de uma pasta junto com dezenas de outros e, depois, vão direto para o lixo. Ou seja, dinheiro jogado fora.

Dependendo do perfil do expositor e do próprio evento, vale à pena investir em um material com mais qualidade, como um catálogo, uma revista ou um folder bem elaborado. Alguns materiais podem ficar expostos ao alcance de todos os que passarem pelo estande – em um porta folder ou sobre um balcão, por exemplo, e outros podem ser distribuídos aos clientes que demonstraram real interesse pela empresa. Outra possibilidade é enviar o material gráfico aos clientes após o evento, assim a chance deles verem com mais atenção é maior. A decisão fica a seu critério.

Quanto a outros tipos de divulgação, como banners e vídeos, é importante tomar cuidado para não poluir demais o ambiente. Se você optou pela instalação de uma TV ou um painel de led, por exemplo, não é preciso pendurar um banner. Mais adiante vamos falar sobre a montagem e decoração do estande e você poderá planejar melhor o espaço ideal para a necessidade da empresa.

O importante é ter em mente que cada tipo de negócio e de feira cria uma demanda diferente, o que vai influenciar diretamente na apresentação do seu negócio no espaço reservado a ela. Pesquise bastante, se informe, visite outras feiras se puder e inspire-se nos bons exemplos que você encontrar por aí.