Patrocínio a eventos

As empresas vêm buscando atingir seu público e para tanto tem utilizado inúmeras ferramentas de comunicação, e dentre elas destaca-se o patrocínio a eventos, parte do composto promocional que vem alcançando relevante importância.

Ao falarmos em patrocínio a eventos, fazemos referência a um investimento financeiro, uma estratégia de marketing, muito diferente de apoio ou doação, pois através dele a empresa espera obter retorno mercadológico e institucional, visando à promoção de sua marca.

Assim, entende-se que patrocínio é uma ação institucional inserida no composto estratégico de marketing e que seus principais resultados serão observados no ato de promover a ação do target com foco no produto/serviço/empresa, através do estímulo a compra e a promoção.

Alguns aspectos importantes podem ser observados e até mensurados tanto durante a ação de patrocínio, quanto após a mesma:

• Reforçar a imagem da marca que a empresa está objetivando promover;

• Despertar o interesse dos segmentos-alvo para se atingir objetivos específicos;

• Possibilitar a empresa construir uma identidade atrelada ao tipo de evento que patrocina;

• Confirmar a sua relação à estratégia de comunicação da empresa, dentre outros.

Baseando-se nos benefícios acima é possível notar a dimensão estratégica das ações de patrocínio, que enfocam, essencialmente, a construção ou reforço da identidade de uma marca e a promoção de um canal de comunicação com o mercado-alvo da empresa patrocinadora.