Por que participar de uma feira
Por que participar de uma feira de negócios?

Conta a história que as feiras de negócios datam da Idade Média, época em que a produção para consumo próprio deu lugar a comercialização do excedente de mercadorias. Os séculos se passaram e as feiras foram se multiplicando e se modernizando. Hoje em dia, pode-se dizer que são uma das opções mais rentáveis para atividades comerciais. Mas, afinal por que participar de uma feira de negócios?

É só pensar da seguinte forma:

Sua empresa deseja estar sempre aliada com seu segmento específico?

Está interessado em aperfeiçoar produtos e serviço?

Deseja aumentar as vendas com qualidade?

Se suas respostas foram SIM, está na hora de utilizar as feiras e eventos de exposições como mais uma ferramenta estratégica de marketing de sua empresa.

Se bem escolhidas, as feiras representam o caminho mais rápido e eficiente para conquistar espaços importantes no mercado externo. Além disso, as exposições profissionais têm a vantagem de reunir clientes potenciais de todos os continentes, abrindo portas para a empresa expositora conquistar resultados em médio e longo prazo, pois uma das características inerentes é a alta concentração de público selecionado.

De acordo com estudos da Simmons Market Research Bureau, 91% dos entrevistados disseram que feiras são “extremamente úteis” como fonte de informações de compra de produtos, pois proporcionam condições de negociação imediata e aumentam a possibilidade de criar um intercâmbio comercial permanente.

As feiras também podem ser vistas como uma “via de duas mãos”, pois o participante ora se comporta como expositor, ora como visitante. Apresenta seus diferenciais ao mesmo tempo em que incorpora as novidades do mercado, mantendo, assim, sua competitividade e aumentando as possibilidades de sucesso.

Desta forma, as feiras profissionais representam um esforço que vale a pena. Mas, a decisão de participar ou não de uma feira ou exposição deve ser norteada por vários tópicos, alinhados com os objetivos a serem atingidos. Faça a seguinte análise:

Por que devo expor?

As metas da empresa devem ser claras. Você está tentando ampliar seus relacionamentos com clientes atuais? Está apresentando um novo produto? Colocando sua empresa no mercado? Gerando contatos adequados para novas vendas? Reagindo à demanda de um competidor?

Seus produtos atendem às exigências do mercado?

A participação da empresa deve gerar muitos contatos positivos e será necessário atender adequadamente as expectativas de seus novos clientes. Atente para não disseminar uma imagem negativa e complicar o fechamento de novos negócios.

Essa é a melhor feira para participarmos? Qual é sua clientela alvo?

Há, hoje em dia, feiras especializadas nos mais diferentes segmentos, desde as focadas nas áreas de saúde e beleza até as de comércio exterior, bancários e financeiros. Certamente, alguma irá se encaixar no perfil que você precisa.

É importante que você escolha bem a feira que irá participar para que seu cliente em potencial esteja presente.
Precisa-se também avaliar o porte, as empresas participantes, o valor do investimento e as possibilidades de retorno.
Tudo precisa corresponder com as necessidades e expectativas de sua empresa.

Qual é a mensagem que quer transmitir? O que quer lucrar com a exposição?

Expor em uma feira não é somente esperar que o público entre em seu estande e retire um prospecto ou brinde. O investimento nesses eventos é alto e deve ser muito bem calculado de forma a reverter o máximo de retorno possível.
Para isso, a empresa precisa estar ciente que o tempo desse retorno geralmente não é tão rápido, no entanto, é garantido. Importa, porém, entender que essa é uma estratégia de fortalecimento da marca perante revendedores, consumidores e até concorrentes.

Preocupe-se, então, em planejar muito bem os atrativos e até mesmo o tipo de estande que montará. Tudo irá influenciar no tipo de mensagem que estará sendo transmitida, pois as feiras funcionam também como uma ferramenta de marketing de imagem e melhoria de qualidade do que é ofertado.