Treinando a equipe
Organizando e treinando a equipe

Parte crucial para o sucesso da participação da sua empresa em eventos e exposições de negócio, a escolha da equipe que será enviada para o local deve ser feita com bastante cuidado. Dependendo da data e do local da feira, haverá muitos funcionários torcendo para serem ou não chamados para esta “missão”.

Comece pensando no tamanho do evento e do seu estande. Com base nisto é que você determinará quantas pessoas serão necessárias para atender ao público, pois quanto maior seu espaço e o número de visitantes, mais pessoal será necessário para atender bem a todos.

Após decidir a quantidade, é hora de pensar na qualidade da equipe. Imagine que o atendimento prestado pelos seus colaboradores aos visitantes do estande será responsável pela boa impressão causada. A escolha da equipe, portanto, é determinante para o sucesso – ou fracasso – em um evento deste tipo.

Não basta apenas escolher os melhores vendedores, pois a abordagem em um evento de negócios é diferente de uma abordagem de rotina. O colaborador que estiver no estande tem que saber agir da maneira correta e na hora certa, sob o risco de não prender a atenção do visitante ou mesmo não conseguir atender às necessidades dele.

Quem visita uma feira comercial está interessado em fazer negócios – ou pelo menos é este perfil de visitante que importa a sua empresa – e pra isso vai querer saber o máximo que puder sobre ela no menor tempo possível.

Por isso, é importante escalar pessoas que conheçam a história da empresa ou que pelo menos tenha uma boa visão geral sobre o seu ramo de atividade e não apenas informações técnicas. Se a marca trabalha com muitos produtos ou serviços diferentes e a equipe é dividida por setores, vale a pena levar um representante de cada setor ou, pelo menos, uns dois ou três que saibam esclarecer as principais dúvidas que poderão surgir.

O perfil de um bom representante para atuar nestes eventos inclui ainda outras características importantes, como paciência, determinação, autoconfiança e entusiasmo. É preciso ter muita energia, pois dependendo da feira, serão vários dias de trabalho intenso e pouco tempo para descanso.

Depois de escolhidas as pessoas que irão atuar no evento, é aconselhável que elas passem por um treinamento específico para a feira .

Acompanhe outros textos do Meu Guru para saber mais sobre o treinamento da equipe responsável pelo estande.