Organizando a equipe
Organizando a equipe para o evento

Após a escolha dos funcionários da empresa que vão representa-la no evento é hora de oferecer-lhes um treinamento, de organizar a equipe para o evento, frisando a oportunidade que receberam e o quanto a empresa confia e acredita neles. Em seguida, é importante detalhar os objetivos da feira e como a empresa deve ser apresentada aos potenciais clientes.

A maior parte das empresas está preparada para fechar vendas nos estandes, durante a feira, e para tanto há quatro fases:

Envolvimento: Atrair o visitante não é muito simples e essa é a primeira tarefa da equipe, que deve ser criativa, com abordagens que façam o cliente parar no estande e se abrir para uma conversa. O ideal é perguntar o que ele está buscando e se a feira está sendo útil às suas necessidades de compra e negócios.

Qualificação: Não há tempo para ser perdido com quem não está realmente interessado em seu produto ou serviço e por isso é importante fazer perguntas qualificativas no primeiro momento propício. É frustrante ver bons clientes possíveis indo embora enquanto perde-se tempo com aquele que não mostra qualquer interesse, e isso pode acontecer principalmente quando há distribuição de brindes no estande.

Assim, para classificar seu ‘cliente’ faça perguntas específicas como: “o que está procurando nesta feira?”; “como vai sua empresa?”, ou seja, pergunte o que necessita saber para identificar se ele precisa ou não de seu produto ou serviço.

Apresentação: É o momento de mostrar verdadeiramente quem é sua empresa, quais são seus produtos e seus diferenciais e deixar as pessoas deslumbradas com os muitos benefícios que terão ao optar por eles. Porém, essa apresentação deve durar no máximo 5 minutos, deixando a mensagem mais clara e sucinta possível. Normalmente é uma fase fácil para sua equipe, pois se trata de uma versão resumida do que eles fazem todos os dias.

Fechamento: É o momento final, o mais importante. É bem sucedido quando os interessados e a equipe do estande estão de comum acordo sobre o próximo passo. Pergunte como os clientes querem que você prossiga com o contato, se desejam que seja enviado informações, ou se preferem receber uma ligação. Seja específico tanto com o tipo de abordagem, como com os horários de telefonemas e retornos, por exemplo. Quanto mais específico você for, mais eles se lembrarão de quem se trata quando você ligar.

Durante o treinamento da equipe, passe com eles por todas essas etapas. Uma equipe preparada pode fazer a diferença no evento, facilitando os processos de atendimento e o fechamento de bons negócios.