Míidia Out-of-home
O mercado da sinalização digital, ou mídia Out-of-Home

Graças aos avanços das novas tecnologias, o setor de publicidade passa por uma verdadeira revolução. E um dos responsáveis por alavancar este boom é a digital signage ou, sinalização digital, que vem crescendo numa velocidade impressionante.

Essa sinalização digital é muito utilizada em eventos para informar, gerar interação com o público visitante e também como forma de atração e entretenimento. Ela apresenta inúmeras vantagens em relação aos métodos de sinalização impressos, os tradicionais, principalmente a opção de mostrar animações e o conteúdo poder ser mudado com facilidade, adaptando-se ao contexto e audiência, até mesmo de modo interativo.

A sinalização digital é um complemento às empresas atuantes no mercado de impressão digital de grandes formatos e de sinalização e seus produtos mais buscados são as telas de LCD e LED, monitores sensíveis ao toque, painéis de LED, neons e outros recursos, como a realidade aumentada, que utiliza projetores e telas para inserir objetos em um ambiente real, aperfeiçoando exibições em feiras, por exemplo.

De olho no futuro, o investimento em mídias digitais pode apresentar um retorno considerável, pela praticidade, agilidade e durabilidade que o mesmo apresenta. Além disso, este equipamento pode ser locado para a utilização durante um determinado evento, por exemplo.

A indústria de digital signane tem um crescimento médio anual de 40% e estimativas indicam que até 2015 serão 10 milhões de players e 22 milhões de telas digitais (interativas ou não) no mundo. Nos EUA, por exemplo, eram 2 milhões de sinalizações digitais em 2011, com uma previsão de crescimento em torno de 7 milhões para os próximos cinco anos.

Mesmo em constante crescimento, o mercado da sinalização digital é ainda uma área a ser explorada por empresários com visão de mercado. Nos EUA, de um total estimado de US$ 200 bilhões gastos atualmente com propaganda, apenas US$ 1,6 bi é gasto com propaganda Out-of-Home.

No Brasil, a Sinalização Digital tem um crescimento notável: a Digital-out-of-home cresceu cerca de 20% ao ano, de 2012 pra cá, ocupando o posto de segunda mídia que mais cresceu em porcentagem. Dentro da área de mídia externa ela já é a responsável por quase um quarto dos investimentos.

Esse tipo de mídia é uma das mais requisitadas por sua capacidade de cobertura. Algumas pesquisas indicam que a Digital-out-of-home alcança 60% da população PEA (População Economicamente Ativa) superando internet, jornais, revistas e TV Paga.

Em São Paulo, essa mídia ocupa o segundo lugar no ranking dos meios de comunicação mais vistos pela PEA: TV Aberta (96%), Digital-out-of-home (76%), Rádio FM (68%) e Out-of-Home (61%). É terceiro em Curitiba (66%) e Fortaleza (58%), outras grandes capitais brasileiras.

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