Marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento é a integração dos clientes com a empresa

O marketing de relacionamento é um conjunto de estratégias que trabalham para estreitar os laços com o cliente, de maneira a fazer com que ele se sinta parte da sua marca e confie sua lealdade a ela.

O segredo para o sucesso desse tipo de ação é sempre colocar-se no lugar do cliente, por isso este é mais um dos canais que podem ser explorados durante a feira de negócios.

A união de diversas ferramentas de marketing proporciona meios eficazes e produtivos de atender, reconhecer e cuidar do cliente, entender seus hábitos de consumo e projetar ações voltadas para eles, para que se tornem cada vez mais dependentes de seus produtos ou serviços.

Relacionar-se faz parte de um processo comercial e é através disso que uma empresa consegue conhecer os costumes, desejos e necessidades de seus clientes, transformando-os em um banco de dados inteligente, garantindo assim, posteriormente, a adequação dos produtos e serviços oferecidos.

O visitante do evento merece um atendimento especial e por isso seu perfil deve ser determinado, especificando o tipo de abordagem ideal pra ele, qual o tipo de conteúdo ele gostará de receber. Cada um deles merece um tratamento personalizado.

Alguns processos para estabelecer o marketing de relacionamento:

Concentrar os esforços de marketing da empresa para a base existente de clientes, aumentando a confiança na relação, monitorando a qualidade dos produtos ou prestação dos serviços;

Desenvolver uma base de dados para os clientes que já utilizam seus produtos ou serviços e sempre mantê-los informados sobre novas ofertas, condições de pagamento e promoções;

Entrar em contato com os clientes em datas especiais como aniversários e finais de ano;

Manter a perspectiva integrada, desenvolvendo bonificações para clientes que mais compram com você. Exemplo disso são pacotes de pontos ou cartões fidelidade;

A equipe do estande precisa saber trabalhar com processos e descobrir como envolver os clientes em suas propostas e surpreendê-los, chegando à frente de concorrentes, prevendo necessidades, oferecendo soluções e prioritariamente, fazendo-se presente em seu dia-a-dia. Quanto mais dados forem reunidos, mais próximo do cliente sua empresa estará.

Lembre-se apenas que o marketing de relacionamento é a integração dos clientes com a empresa.