O evento ideal
Como escolher o evento ideal para participar?

Você já sabe as vantagens de participar de uma feira de negócios, já até pesquisou e descobriu que existem vários eventos que se encaixam no seu ramo de atividade. O próximo passo é escolher quais são as feiras com maior potencial para sua empresa, já que, raramente, terá condições financeiras e técnicas para participar de todas elas.

Mas como fazer isso? Um dos pontos essenciais é avaliar o público alvo do evento, ou melhor, quem são, de fato, as pessoas que o visitam geralmente. Existem feiras cuja maioria dos visitantes é formada por pessoas em busca apenas de novidades – e não de fazer negócios e funcionários que não têm poder de decisão.

O melhor é procurar pelas feiras que atraiam, em sua maioria, funcionários de alto escalão, como diretores, gerentes e encarregados de compras, por exemplo. Se o seu objetivo principal é fazer negócios concretos, precisa ter acesso às pessoas certas.

Esse tipo de informação sobre o perfil dos visitantes pode ser vista, muitas vezes, no site do evento. Caso não esteja disponível ali, você pode pedir essas informações aos organizadores da feira. Outra dica é procurar expositores de edições passadas, desde que não sejam seus concorrentes, claro, e perguntar o que acharam do evento.

Antes de optar por participar de uma feira, é válido também ter a experiência de frequentá-la como visitante. Dessa forma, você terá liberdade para andar pelos corredores, conversar com expositores e outros visitantes, observar a dinâmica do evento e a infraestrutura que ele oferece.

E por fim, outro ponto de extrema importância é o investimento. Cada evento requer um investimento diferente. Defina quais feiras são importantes para sua empresa fazendo uma triagem dos eventos que acontecerão no país, ou mesmo no exterior, durante o ano, verificando quem são os expositores e até o volume de negócios fechados nas últimas edições.
Tente escolher as feiras mais tradicionais do mercado, que costumam atrair seus concorrentes.

Defina os eventos que deseja participar de acordo com as metas da empresa. O importante é atrair público, mas já de olho em negócios futuros. Não perca oportunidades, aproveite ao máximo a participação em um evento.