Negociando com o organizador
Negociando com o organizador

A antecedência no planejamento de uma feira de negócios é seu melhor aliado, já que os bons descontos e as melhores localizações ficam, em grande parte das vezes, com quem chega primeiro.

Após a decisão de participar do evento, é preciso aprofundar as pesquisas sobre e negociar com o organizador.

De acordo com as dicas do SEBRAE, a negociação concentra-se em alguns aspectos importantes, tais como:

Localização do estande na feira: Além de estar no pavilhão adequado, do seu segmento, o estande deve estar situado em um local visível, com boa circulação e cercado de bons concorrentes. Uma má localização pode frustrar sua participação no evento.

Custos: Geralmente, o custo apresentado pelo organizador não inclui a montagem do estande. Informe-se sobre tudo. Montagens especiais são mais caras, mas criam um diferencial em relação aos demais participantes. É importante exigir do organizador que todos os custos envolvidos sejam discriminados no contrato;

Prazos: O prazo de comercialização de uma feira costuma ser bastante flexível. Normalmente, a participação na próxima feira já começa a ser negociada na que está acontecendo.

Saber negociar é uma característica essencial que deve estar presente em todos os envolvidos no evento. Os grandes negócios geralmente são fechados entre aqueles que mantêm os melhores preços e principalmente, os melhores argumentos. Exercite seu poder de negociação.