O melhor momento para conquistar e fidelizar seu cliente

O evento é um produto cuja realização gera uma grandiosa movimentação socioeconômica capaz de resultar benefícios consideráveis.

Seus organizadores devem estar muito atentos a movimentação do mercado e as oportunidades que ele pode proporcionar, se o momento escolhido é o ideal e se os recursos disponíveis para o investimento são suficientes para que o evento tenha o nível de qualidade necessário. Eles também devem estar atentos aos prazos, se há mesmo tempo suficiente para que todas as etapas do trabalho sejam cumpridas.

As feiras são uma das formas de marketing mais impactantes, porém complexas, que existem e para se medir realmente o sucesso do evento é necessário apostar num marketing pré e pós- evento agressivo.

Primeiramente, os objetivos do evento devem estar muito claros para seus colaboradores, pois sua empresa não deve contar apenas com o marketing para atrair o consumidor para seu estande, ela deve contar, principalmente, com o entusiasmo e a força da equipe.

Uma boa opção é criar vários e-mails marketing e dispará-los de acordo com a situação e o perfil do cliente. Para aqueles que já fazem parte do mailing da empresa, o ideal é convidá-los para o evento, e cordialmente oferecer-se para preencher sua ficha de inscrição e a até mesmo para conseguir acomodações para o mesmo. Gentileza gera gentileza, e ele vai gostar de saber o quão é importante para a empresa. Organizar um jantar para os clientes especiais também é bem visto e gera comentários extremamente positivos.

Algumas ações como descobrir o hotel em que seu cliente está hospedado e deixar algo de ‘boas-vindas’ no quarto deles, contratar alguns táxis para falar do seu estante, também geram reações notórias, ou ainda, no final do evento, distribuir caixas de papelão com a sua marca para os demais expositores vai propagar sua marca também entre seus concorrentes.

Na feira, o estande é seu atrativo visual, por isso capriche na sinalização e invista em diferenciais. Fechar o estande para um ‘evento exclusivo’ para poucos, pode gerar comentários positivos para a empresa.

Após o evento, preocupe-se em mostrar a seus clientes e potenciais clientes que a presença dele foi importante para o evento e principalmente para sua empresa, envie algo para o escritório deles logo que tiver seus dados em mãos.

Assim, quando ele chegar para trabalhar, se surpreenderá com sua lembrança. Posteriormente, envie ofertas exclusivas para aqueles que fecharam negócios, e também àqueles que cederam seus dados para cadastro. Encaminhe também artigos relacionados ao segmento em que atuam e convites para outros eventos. Se possível, faça uma palestra via web ou presencial sobre os principais temas e assuntos da feira para quem não pôde comparecer.

Alguns dados sobre feiras de negócios publicados pela KellogUniversity, em 2010.

• 80% dos expositores não fazem follow-up (buscam retorno) nos contatos que levantaram durante o evento;

• 43% dos compradores potenciais recebem algum tipo de material que solicitaram depois do evento;

• 18% dos compradores potenciais nunca chegaram a receber nada do que solicitaram.

O melhor momento para iniciar o follow-up é 48 horas depois do evento, e um plano considerado eficiente é de 5/10/20/40 dias. Não perca tempo, é este o melhor momento para conquistar e fidelizar seu cliente.