Porque medir o sucesso do evento

Um fator importante que merece atenção dos organizadores de eventos é a mensuração do resultado. É importante entender como é possível ter um ROI (Retorno sobre o investimento) positivo, com boa repercussão na mídia eletrônica e impressa, nas redes sociais, com visibilidade da marca, relacionamentos novos criados e fortalecidos os antigos.

Uma forma de verificar este retorno é através de alguns dados, como o número de participantes do evento, clippagem de notícias na imprensa, menções positivas, neutras e negativas nas redes sociais, avaliações quantitativas e qualitativas por participantes e patrocinadores, resultados financeiros, e outros que vão dar em números o sucesso do evento, porém, só com a análise contextualizada destes números é que será possível definir o que deu certo e o que precisa ser mudado.

O valor real do evento vai estar no aproveitamento daquele momento único, de registro na mente dos visitantes, de seu ambiente e das marcas relacionadas, são essas impressões que ficam registradas.

A organização de um evento é uma tarefa minuciosa que exige conhecimento técnico e responsabilidade por parte da promotora, pois acontece em tempo real e qualquer falha pode comprometer a imagem que a empresa expositora planejou apresentar. É através de uma grande apresentação e atuação que o expositor consegue atrair, manter e, se preciso recuperar seu conceito, além de promover a interação e fechar novos contratos.