Logo ISO
A ISO 20121

A ISO 20121 é um Sistema de gestão para a sustentabilidade que foi criada para dar apoio aos organizadores de todos os tipos de evento, sejam esportivos, empresariais, culturais, políticos.

Publicada em 2012, a norma visa, principalmente, integrar sustentabilidade à essas atividades. E garantir que eventos, desde pequenas festas locais até “megaeventos” como os Jogos Olímpicos e a Copa do Mundo, deixem um legado positivo após a sua realização.

Esta nova norma aplica-se a todos os integrantes da cadeia de suprimentos da indústria de eventos, incluindo organizadores, gestores de eventos, construtores de stands e operadores logísticos.

A realização de um evento, como feiras, conferências, shows, exposições, festivais, normalmente gera um grande número de benefícios comunitários, públicos e, claro, econômicos, mas, por outro lado podem gerar impactos ambientais, sociais e econômicos negativos, tais como o desperdício de materiais, o consumo excessivo de energia e problemas para as comunidades locais.

A ISO 20121 fornece uma estrutura (framework) para identificar, reduzir e eliminar os impactos potencialmente negativos de eventos, bem como para maximizar os impactos positivos através de um melhor planejamento e de processos aprimorados.

Os membros da equipe de sustentabilidade do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres estão entre os que contribuíram para a construção da norma. Para os mesmos esta norma faz parte de um legado deixado para transformar a maneira como os grandes eventos são vistos ao redor do mundo.

A norma ISO 20121 possui uma abordagem de sistema de gestão que é bastante familiar para milhares de organizações em todo o mundo que já adotam outras normas certificáveis como a ISO 9001, sobre gestão da qualidade e a ISO 14001, de gestão ambiental. Mais de 30 países e organismos de ligação participaram dos trabalhos de construção da mesma.

No Brasil, a norma foi adotada com o código ABNT NBR ISO 20121:2012 e passou a valer a partir de 25/08/2012 com o título de Sistemas de gestão para sustentabilidade de eventos – Requisitos com orientações de uso.

Esta Norma tem o objetivo de especificar os requisitos de um sistema de gestão para sustentabilidade direcionada a qualquer tipo de evento ou atividades relacionadas a ele e, ainda fornece orientações sobre a conformidade com esses requisitos.