Interação entre visitantes e expositores
Feira de negócios: espaço ideal para interação entre visitantes e expositores

As feiras compreendem um processo de comunicação bilateral, diferente de meios de comunicação como revistas, malas-direta ou websites. Nela há espaço para interação entre visitantes e expositores, e cabe aos primeiros, questionar e debater, enquanto, os últimos poderão apresentar seus argumentos. O mais importante é durante uma feira, os negócios podem ser feitos cara-a-cara, a forma mais persuasiva de venda e construção de relacionamentos.

Anúncios, malas-diretas e websites podem comunicar que um produto ou um serviço é o mais rápido, silencioso, menor e mais avançado do mercado. Já em uma feira, os compradores podem ver experimentar, tocar e se informar muito melhor. O impacto causado por uma demonstração ao vivo é extremamente positivo, pois os visitantes compreendem os benefícios pretendidos de um produto ou serviço prestado.

As feiras de negócios e outras exposições são reconhecidas como um ótimo local para lançamento de produtos, portanto uma maneira extremamente eficiente de se manter atualizado e acompanhar o desenvolvimento da indústria e do mercado. Elas são fontes ricas de novas ideias e aplicações por desempenhar um importante papel no planejamento estratégico e geração de negócios, e consideradas o ponto central da indústria, pois atraem grande parte de seus representantes, tais como compradores, vendedores, associações e imprensa.

De acordo com o Centro Americano de Pesquisa da Indústria de Eventos (CEIR), os decisores estão predispostos a eleger as feiras e os eventos como fontes extremamente mais úteis que qualquer outro canal, na busca de informações para a realização de uma compra ou contratação de um serviço.