Pesquisa de mercado
A importância da pesquisa de mercado ao optar pela participação em um evento

A pesquisa de mercado tem o intuito de orientar a tomada de decisões e ainda solucionar problemas que eventualmente podem surgir. Ela oferece informações consistentes, que ao se juntar à experiência e ‘intuição’ do empreendedor serão decisivas no momento de escolha e participação em um evento.
Feiras e eventos geram oportunidades de negócio para a empresa, além de ser uma ótima maneira de promover a marca no mercado. Ao participar delas, o empreendedor fica diretamente em contato com a concorrência, se aproxima do público podendo ouvir sua opinião e ainda pode observar como as pessoas reagem ao estande e a imagem que ele está passando do empreendimento.
A principal razão para uma organização adotar a pesquisa de mercado é o desejo de descobrir uma novo oportunidade de mercado. Uma vez com a pesquisa concluída, a empresa deve, cuidadosamente, avaliar suas oportunidades, organizando assim uma vantagem competitiva sustentável.
Para exemplificar, separamos quatro métodos utilizados em pesquisas de mercado:
Método qualitativo: Usado, normalmente, para pequenos números pesquisados, não é generalizados para toda população. Neste modelo, busca-se mais conteúdo, portanto se analisam informações subjetivas, estruturas de pensamento e conteúdos profundos. Para ela é criado um roteiro aberto. Dentre os exemplos de pesquisa que utilizam este método estão o focus group (discussões em grupo), entrevistas em profundidade e técnicas de projeção.
Método quantitativo: Geralmente utilizado para tirar conclusões, visa testar uma hipótese específica através de técnicas de amostras podendo fazer interferências nelas e desse modo atingir a totalidade da população. Este método busca um resultado estatístico e permite estimar informações amplas e diversificadas. Seu funcionamento dá-se a partir do uso de um questionário estruturado e envolve um grande número de respondentes. Como exemplo há os inquéritos estatísticos e enquetes.
Técnicas de observação: Neste método o pesquisador observa o fenômeno social no seu ambiente natural. Estas observações podem ser feitas de uma vez ou ao longo de determinados períodos. Exemplo desta técnica é a análise do uso de produtos e a utilização de cookies para observar comportamento na internet.
Técnicas experimentais: Aqui, o pesquisador cria um ambiente quase artificial para tentar controlar fatores hipotéticos e depois manipula pelo menos uma das variáveis. Têm-se, como exemplos os testes de mercado e laboratórios de compra.
As informações obtidas através da pesquisa de mercado servirão de base para tomadas de futuras decisões no âmbito comercial e de marketing da empresa, além da identificação e monitoramento dos diferentes segmentos de mercado.
Por fim, após a análise destes dados, o empreendedor poderá avaliar a viabilidade de determinadas ações, como a participação em feira e eventos, e assim avaliar sua empresa, aperfeiçoando o caminho e a a viabilidade para novos negócios.