As feiras do setor produtivo do couro e calçado

O Brasil abriga algumas das mais importantes feiras do setor produtivo do couro e calçado, a Couromoda, que acontece em São Paulo e o SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado, sediado todos os anos na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul e, por conta disso, vem se destacando no cenário global dessa cadeia produtiva. Essa movimentação intensa atrai importadores de todos os continentes, pois configura uma grande oportunidade de negócios.

O IBTeC – Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos, organização que estimula a pesquisa científica e o desenvolvimento de inovações tecnológicas para aumentar a qualidade do produto final, aposta no potencial das feiras brasileiras e dos grandes negócios que impulsionam a competitividade da indústria nacional através do acesso a novos mercados.

Esse reconhecimento é reforçado através da realização de projetos especiais em parceria com os organizadores das feiras mais destacadas.

A última edição da Couromoda aconteceu de 12 a 16 de janeiro, no Expo Center Norte e reuniu 1.500 expositores, de 13 estados brasileiros, 79.000 visitas profissionais, compradores de 66 países, e ainda contou com o lançamento de 2.000 coleções.

Já o SICC acontece de 26 a 28 de maio e foi criada com o propósito de atuar como um elo entre fabricantes e lojistas, proporcionando o encontro entre eles no exato momento em que se define a renovação de estoques, a abertura da nova temporada. A edição de 2013 reuniu mais de 1.000 marcas, representadas por 320 expositores e um público de 16 mil visitantes.

Diversos aspectos são valorizados neste campo de negociações e disponibilizados através destes eventos. Dentre eles destaca-se o foco socioambiental e de inovação tecnológica, sendo priorizados fornecedores cujos produtos e serviços tenham diferenciais ecologicamente corretos e soluções voltadas à preservação do meio ambiente.

Esses eventos têm se consolidado por criar oportunidades extremamente positivas para a indústria calçadista brasileira e, os visitantes interessados em ampliar seu círculo de relacionamento e acompanhar as novidades, lançamentos em calçados, novas tecnologias em materiais e processos produtivos não pode deixar de visita-los.