Marketing offline
Feira de negócios como estratégia de marketing off-line

Com o advento da internet, muitas empresas decidiram utilizar essa ferramenta para ações de marketing, propaganda e divulgação de produtos e marcas. De fato, não é aconselhável que uma marca não tenha um site, um blog, redes sociais e faça o uso dos benefícios do Google Adwords, porém ela não deve deixar de atentar-se ao que acontece fora da rede, nas mídias tradicionais.

Consta que nas capitais São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, uma pessoa recebe cerca de 3000 apelos de consumo diariamente, tanto no meio físico, quanto virtual, porém apenas 200 desses serão lembrados.

Por isso é importante investir em ações criativas e inovadoras, que saiam da mesmice e chamem atenção do cliente, senão a empresa vai acabar passando despercebida diante desse bombardeio de apelos que permeiam o universo do consumidor.

Feiras e eventos são excelentes formas de marketing off-line, desde que bem planejadas e executadas, pois precisam estar dentro do setor de atuação do negócio. Sabe-se que é possível participar delas como expositor, montando um estande, ou como visitante, onde é possível prospectar bons negócios, possíveis parceiros e fornecedores.

Um evento como esse também leva a outra forma de marketing off-line muito comum, barata, eficaz e praticamente gratuita: o marketing boca a boca, pois um cliente satisfeito trará outros (embora o contrário também possa acontecer), por isso é sempre aconselhável estar atento a tudo que estão falando de sua empresa.

A chave do sucesso na feira é aprimorar e ampliar a rede de relacionamento, captar novos contatos e, principalmente, fidelizar seus consumidores. Enxergue a feira de negócios como estratégia de marketing off-line.