Eventos sustentáveis na prática
Eventos Sustentáveis na prática

Algumas ações praticadas durante um evento tendem a deixá-lo cada vez mais sócio e ambientalmente responsável. O incentivo e apoio a coleta seletiva, e a substituição de matérias primas são algumas das ações que podem minimizar os danos eles causam no ambiente.

Conscientizar é o primeiro passo para fazer de um evento tradicional um evento verde, e para tanto é necessário mapear suas características para, à partir delas, propor alternativas eficazes e viáveis.

Falar de coleta seletiva pode parecer óbvio, mas na prática, separação e recolhimento de resíduos ainda não está totalmente integrado ao dia-a-dia da sociedade. Ainda é preciso bater muito nesta tecla, abrindo os olhos da população para a importância desta ação que, além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente por diminuir a poluição dos solos e rios.

É importante que a promotora do evento disponibilize uma estrutura que garanta a coleta seletiva do evento.
Normalmente este tipo de serviço é terceirizado para uma empresa que conta com coletores próprios, sinalização eficiente e logística operacional que dê o destino correto para os resíduos gerados.

Os brindes e materiais de apoio, distribuídos durante o evento também devem seguir a linha da sustentabilidade. Hoje, diversas empresas do ramo já utilizam materiais reciclados e outras alternativas para a produção dos mesmos. Faça uma boa pesquisa antes de escolher seu fornecedor; Não pense apenas no preço.

Hoje, existem inúmeras opções para estandes ecológicos e mobiliários, que podem ser construídos a partir de diversos materiais sustentáveis como chapas de embalagem de pasta de dentes recicladas, carpetes e tecidos de materiais de garrafas pet, mantas de fibra de coco, luminárias de bagaço de cana-de-açúcar, além do uso de lâmpadas de led (baixo consumo), madeiras certificadas e reflorestadas e tintas minerais.

A infraestrutura do evento deve ser acessível para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida. É um direito que deve ser respeitado. Para tanto, é necessário a instalação de rampas de acesso e apoios, o uso da linguagem de sinais durante as palestras e a inclusão do braile na comunicação impressa.

É aconselhável que a empresa promotora, com a ajuda de uma especializada, identifique as fontes poluentes associadas e trabalhe para quantificar e reduzir essas emissões e, com esse material em mãos, trabalhe para compensar esses efeitos negativos, gerando benefícios socioambientais na mesma proporção. A elaboração de um relatório de sustentabilidade também é importante para demonstrar as ações sustentáveis praticadas e ainda a transparência da empresa com a sociedade.

Outra ação que vendo sendo adotada com frequência pelas promotoras de evento é a inclusão de palestras, mesas redondas, jogos didáticos e educativos, apresentações culturais, campanhas e até premiações para os profissionais do mercado de eventos que adotarem posturas que gerem o menor impacto possível ao meio ambiente. É de extrema importância estimular esse novo comportamento e trabalhar os eventos sustentáveis na prática.