Etapas de organização: O pré-evento

As feiras de negócios proporcionam inúmeras possibilidades de negociações de produtos e serviços, tanto de forma imediata, no caso de contato com fornecedores e fechamento de parcerias, quanto em longo prazo, com os novos negócios fechados durante o evento, ou posteriormente. Esses eventos aproximam de forma rápida, ágil e inteligente o expositor e seu público.

Porém, para que a imagem e posicionamento de seu negócio perante o público do evento sejam, de fato, fortes e representativos, ele deverá passar por algumas etapas, a primeira delas é o pré-evento.

O pré-evento é o início do planejamento. É o momento de projetá-lo como uma comunicação dirigida que vai estreitar o relacionamento da empresa com seu público-alvo, e contribuir para uma nova política de negócios. Participar dele é uma decisão resultante de uma criteriosa análise de mercado, produto, concorrência e outros elementos que compõe o mix de comunicação, ou seja, o conjunto de ferramentas que serão utilizadas num plano de mídia. Esses elementos devem, em conjunto ou isoladamente, ir em busca de alguns objetivos:

• Aproximar o público não apenas do produto ou serviço, mas da empresa;

• Trabalhar uma imagem confiável junto à opinião pública, reduzindo ou eliminando qualquer acontecimento negativo que possa ter prejudicado o nome da empresa.

• Ampliar o nível de conhecimento da marca

O planejamento atua também como uma ferramenta de gerenciamento de um evento, que pode ser basicamente classificado pelos objetivos que o determinam ou por seu conteúdo programático.

Os eventos de interesse institucional visam criar ou firmar a imagem da empresa sem grandes e imediatos objetivos mercadológicos.

Já os de interesse promocional visam à promoção da empresa, ou mesmo de um produto ou serviço com fins mercadológicos.

Existem inúmeros tipos de eventos e possibilidades que atendem desde os objetivos gerais de sustentação de marca, até os negócios mais complexos e específicos, por isso é tão necessária a profissionalização das atividades através do planejamento antecipado, o pré-evento, para que a empresa participe daquele que mais se encaixe ao seu perfil e aos objetivos pretendidos.