Opções de estratégias de marketing para a feira

O planejamento é de extrema importância para o sucesso de todas as estratégias comunicativas e comerciais da empresa, principalmente àquelas realizadas durante a feira de negócios.

Ele melhora a eficiência do gerenciamento de cada etapa das ações de marketing, otimizando o tempo, possibilitando agilidade tanto no desempenho das atividades e alcance de objetivos.

Para todo evento, o planejamento deve propor estratégias de marketing claramente definidas e estruturadas.

A promoção de vendas, por exemplo, é uma ação rápida, com dia e hora pra acabar, de retorno rápido e ágil. Ela deve sempre apresentar um benefício, um valor agregado. Durante a feira pode ser feita de forma exclusiva, por exemplo: Todos os que fecharem negócios no decorrer da feira, ou num determinado dia, receberão um cupom para concorrer a um prêmio, um tablet, um laptop, ou algo relacionado a empresa. Pode ser utilizada também para redução de estoque ou para desequilibrar as ações da concorrência.

Já o marketing direto utiliza-se de um ou mais meios de propaganda para obter respostas mensuráveis.

O merchandising tem o intuito é induzir o potencial cliente à experimentação do produto, além de apresentar as inovações, incentivar os canais de distribuição, provocar ‘tumulto’ e tráfego no estande. A melhor maneira de aplica-lo é com a apresentação de um filme institucional da empresa, que vai chamar a atenção do visitante, porém de forma indireta. Para complementar esta ação é importante a distribuição de folders, eles auxiliarão o público-alvo na compreensão do posicionamento da empresa.

A internet é outra ferramenta que deve ser usada para consolidar todas as informações que orbitam durante apoio, funcionando como uma mídia de apoio. As mídias sociais serão úteis para transmitir informações sobre o que acontece no evento em tempo real, um hotsite simples e diretor poderá oferecer aquilo que os visitantes da feira realmente buscam. Já o site institucional deve atuar como um portal de relacionamento interativo para o cliente, contendo assuntos relevantes, links para downloads de pequenos filmes, como aqueles sobre especificações de produtos, um chat para esclarecimentos e material de divulgação.

Também é possível realizar outros pequenos eventos no estande, como uma mesa redonda, onde um grupo seleto, formado pelos principais clientes da empresa expositora é convidado para conhecer mais sobre ela, manipular um produto que vem ganhando destaque ou explorar o potencial de um determinado serviço.

Estas pequenas ações agradarão seus clientes visitantes que vieram de longe para a feira que sua empresa está participando. Todas as oportunidades geradas em consequência dele evento devem ser aproveitadas.