Confiança
Estabeleça relações de confiança com seus clientes!

O relacionamento com o cliente é alicerçado em empatia, cortesia profissional e, principalmente, confiança, que são desenvolvidos a partir de certos aspectos como: atenção (saber ouvir), discrição, disponibilidade, respeito às opiniões alheias e interesse real pelas pessoas e não apenas pelos ‘profissionais’.

A cortesia resulta de treinamento e significa dar feedback contínuo, responder rapidamente às demandas do cliente, ter pontualidade, e interesse, agora, profissional, procurando entender seu negócio. A fidelização de um cliente acontece, basicamente, em quatro passos:

• Conhecer melhor o cliente (empresa, profissionais e pessoas);
• Conhecer suas necessidades;
• Interagir com o cliente;
• Personalizar a forma como o serviço é prestado.

Porém, é indispensável a atenção em algumas questões, que podem ser cruciais para o sucesso ou fracasso da ação:

• Excesso de informalidade (nunca abuse da liberdade que o cliente dá);
• Falta de feedback;
• Quebra de compromissos;
• Contestar publicamente seu cliente;
• Esquecer da personalização;
• Baixar a guarda com a qualidade contínua.

E por fim não atenda aos desejos de seus clientes e sim às suas necessidades – Vender exatamente o que seu cliente pediu significa fazer um negócio menor do que você poderia, ou ainda, pode significar a perda do cliente.

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