Escolher o evento adequado
Como escolher o evento mais adequado ao seu negócio

Entre tantas opções de feiras de negócios e exposições espalhadas pelo país (e pelo mundo), cabe aos empreendedores a elaboração de um planejamento certeiro, para que a participação nesses eventos resulte em bons negócios.
Após a decisão de expor, estando com todos os objetivos traçados e definidos, é chegada a hora de observar o calendário anual de feiras de negócios e analisar em qual deles empresa melhor se encaixará.
Esse tipo de evento geralmente oferecer um leque de opções sobre como apresentar seu negócio ao mercado, fazer novos negócios, reforçar laços com fornecedores, lançar produtos e vendê-los.
A feira de negócios pode ser, por exemplo, a grande oportunidade para uma empresa conhecer pessoalmente seu cliente, como no caso de uma empresa de análise de solo, que em seu dia-a-dia só faz contato com seus clientes através de e-mails, e por telefone, sendo que as amostras chegam até seu destino via correio. Ao convidá-los para a feira, a empresa terá a oportunidade de estabelecer também um contato pessoal com eles.

Seguem alguns dos principais critérios que devem ser considerados antes de escolher o evento mais adequado ao seu negócio.
Setor: Deve estar plenamente definido se sua empresa oferece produtos de consumo geral ou apenas em um setor específico;
Foco de mercado: Determine onde pretende chegar. Se o interesse é no mercado internacional, o importante é predefinir países em que seu produto tem maior competitividade; se está no mercado interno, é preciso estar atento ao alcance da feira.
Potencial de mercado: Através de uma pesquisa prévia devem ser identificados os critérios que maximizam as oportunidades de mercado. Esse tipo de estudo atende às necessidades da empresa em itens como gestão comercial, dimensionamento da força de venda, definição de estratégias para expandir e alavancar negócios.
Capacidade de produção: É a quantidade da produção máxima de uma empresa num determinado período. Deve estar alinhada ao porte do evento. Quando uma empresa consegue calcular sua capacidade produtiva, é possível reduzir custos, eliminando os desnecessários, aumentar a receita e a qualidade do que é produzido, aproveitando ao máximo os recursos físicos e humanos que dispõe.
Perfil dos visitantes: Conhecer o perfil dos visitantes da feira é fundamental para detectar a estratégia mais adequada para atendê-los. O público principal de uma feira é formado por quem produz as soluções nos mais variados setores/ ramos e serviços e principalmente por aqueles que buscam essas soluções, as melhores alternativas.