Entenda melhor: feiras amplas e feiras de nicho

Falamos em grandes feiras e aqui é preciso lembrar que existem eventos mais abrangentes e outros mais segmentados. E uma coisa é certa: nem sempre as grandes feiras, com temas variados, são as melhores pelo simples fato de ter muitos visitantes. Atualmente, as feiras especializadas, ou feiras de nicho, possuem um atrativo maior. O motivo é simples: público de qualidade. Isso significa que nesse tipo de feira estarão visitantes que têm um potencial enorme para se interessar pelo seu estande, porque buscam exatamente o tipo de produto ou serviço que ele oferece.

Porém, geralmente o número de visitantes nesse tipo de feira é menor e seu produto ou serviço deve ser bem específico para despertar a atenção do público.

Já em feiras mais diversificadas, onde se encontram estandes que oferecem diversos tipos de produtos, por exemplo, geralmente conta com mais público. A desvantagem é que você concorre com mais estandes e como o público é mais diversificado, se torna mais difícil despertar o interesse pelos seus produtos ou serviços.

O que deve ter em mente é qual é o verdadeiro objetivo da empresa. Não há melhor nem pior situação. Há a mais adequada. Para obter visitantes diversificados, escolha eventos mais amplos que possuem variados tipos empresas participantes. Mas se o objetivo é estar presente para um público específico e bem segmentado, escolha as feiras de nicho. Nelas estarão presentes estandes com empresas que atuam no mesmo mercado que o seu e os visitantes do evento procuram o que você oferece.

Entenda melhor o que seria uma feira ampla e uma feira de nicho:

– Ampla: feira de saúde (conta com estandes variados, como nas áreas farmacêuticas, fisioterápicas, aparelhos para consultórios, entre outros).

– De Nicho: feira de vinhos (conta com estandes específicos, como vinícolas, agricultores, lojistas, entre outros).

Tudo isso deve ser levado em conta antes de escolher um evento de negócio para participar. Como o investimento nem sempre será baixo, não tenha medo de perguntar e de investigar o máximo possível antes de tomar uma decisão. Entenda melhor a diferença entre feiras amplas e feiras de nicho.