Por que as empresas ainda perdem clientes?

Um erro muito comum, após a realização de um evento é não colocar o conceito do pós-venda em prática. É incorreto agir apenas visando atingir metas e empurrar a venda, persuadindo e manipulando o cliente.

Tentar coagir um cliente é um método errôneo e antiquado, que só vai afastá-lo, pois acabam agindo por impulso e tendem a se arrepender da compra sentindo-se, algumas vezes, até enganados.

Recente pesquisa conduzida pela American Society Quality – ASQ, maior associação mundial dedicada aos estudos, práticas e ferramentas voltados à qualidade investigou esse assunto e constatou por que as empresas ainda perdem clientes:

• 3% mudam de região;
• 5% desenvolvem outros contatos;
• 9% mudam por razões competitivas;
• 14% estão descontentes com o produto;
• 68% deixam de ser clientes devido a uma atitude de indiferença por parte do proprietário, do gerente, ou mesmo de algum funcionário.,

Os resultados das pesquisas não deixam dúvidas quanto a necessidade de excelência na capacitação da equipe: é preciso não apenas treiná-los, mas também motivá-los através da valorização e gratificação.

Cada vez que um cliente entra em contato com a empresa, saí com uma impressão melhor ou pior a respeito dela, pois o funcionário que a atende, representa a empresa e uma equipe treinada e satisfeita sempre trará resultados satisfatórios.