Direcione as ações de marketing durante a feira

Apesar de toda a explanação sobre a importância de se utilizar ferramentas para mensurar os resultados que um evento pode proporcionar, ainda é comum expositores saírem das feiras sem uma real noção dos resultados obtidos em relação ao investimento, por isso é pertinente que os expositores estabeleçam metas para que, ao final dos eventos, possam calcular o retorno financeiro obtido.
O estande representa apenas 50% do sucesso do evento, os outros 50% dependem dos colaboradores designados para o atendimento e dos organizadores do evento.
Por isso, algumas situações no decorrer da feira de negócios devem ser observadas e colocadas em pauta, para o direcionamento das ações de sua empresa, enquanto expositora, ou mesmo para o planejamento das próximas participações em eventos do mesmo segmento.
Promoções e lançamento durante o evento: Quais produtos foram promovidos durante o evento e por quais empresas? São produtos similares aos seus? Essas empresas são concorrentes? Como foi a distribuição desses produtos pós-lançamento?
Público-Alvo: Esteve presente? Qual foi o número de visitantes profissionais e não profissionais?
Expositores: Quem foram os demais expositores? São nomes importantes no mercado? Qual seu status de reconhecimento comercial? Qual o tempo de mercado?
Organizadores da feira: Cumpriram com o combinado? A forma de divulgação oferecida foi satisfatória? Quais foram os serviços diferenciais colocados à disposição do expositor? E em relação as feiras concorrentes ?
Por fim, vale salientar que, comercialmente falando, as feiras proporcionam condições de negociação imediata dos produtos e serviços expostos. Para atender os clientes e os potenciais de forma conveniente, visando gerar negócios, a equipe dentro e fora do estande deve estar bem preparada, não apenas com relação aos produtos, preços e condições comerciais, mas para um atendimento objetivo, diferenciado e competente.
Na última década, o mercado mudou e as estratégias utilizadas em feiras de negócio seguiram o mesmo caminho. É preciso, constantemente, reinventar-se, para obter sucesso em todas as ações estratégicas realizadas pela empresa. Invista em sua equipe! Direcione as ações de marketing durante a feira.