Diferença entre comunicação mercadológica e institucional
Diferença entre comunicação institucional e mercadológica

Um evento é uma alternativa eficaz para atingir o consumidor que anda um pouco saturado com as informações divulgadas pelas mídias tradicionais. Transmitir conceitos e ideias de um modo diferente do esperado impacta o consumidor e influencia sua mudança de comportamento

Para alcançar o sucesso em seu mercado de atuação, as empresas precisam não apenas fazer com que seus potenciais consumidores percebam sua existência, elas precisam mostrar um comprometimento sério com a qualidade dos bens que oferecem e com o meio em que estão inseridas.

Nesse âmbito, do poder da informação e de concorrência ferrenha, podemos destacar dois tipos de comunicação que podem ser desenvolvidas pelas empresas. Acompanhe a diferença entre comunicação institucional e mercadológica:

A comunicação institucional faz parte da gestão corporativa e tem seus objetivos voltados a criação de uma atmosfera positiva da empresa frente à imprensa e à sociedade. Essa atuação é responsável por gerar a identidade da empresa, além de trabalhar com as políticas da instituição, como a sua visão, missão, valores e seus conceitos éticos. Envolve a elaboração de planos estratégicos que contribuem para a exposição positiva e para a credibilidade. Os meios utilizados são vários, entre eles: boletins internos, jornais, newsletters, intranet, murais, eventos, concursos, caixas de sugestões.

Por outro lado, a comunicação mercadológica está voltada para as vendas, englobando as estratégias que devem reforçar a imagem de marcas e produtos visando a lucratividade da empresa. Aqui são analisados fatores como os hábitos dos consumidores em relação ao produto/ serviços oferecidos: grau de necessidade, aceitação e conhecimento sobre ele.

Faz parte da comunicação mercadológica da empresa o desenvolvimento de ações criativas para fortalecer o relacionamento entre marca e consumidores, tais como: o envio de e-mails marketing, take one e telemarketing.

As empresas devem sempre ter em mente a necessidade de desenvolver ações para fortalecer seu relacionamento direto com seu público. Unir diversas estratégias de marketing podem gerar um resultado extremamente satisfatório. Colocar anúncios no ambiente virtual e o uso de redes sociais são exemplos de como o novo espaço, que está se disseminando cada vez mais no mundo moderno, pode ser utilizado para o processo de comercialização, divulgação de campanhas e, consequentemente, para atrair o público para o seu evento.

Os instrumentos de comunicação institucional e mercadológica são imprescindíveis para chamar atenção de seu público-alvo, por isso devem trabalhar concomitantemente, já que uma é responsável pela exposição do comprometimento institucional a fim de conquistar a confiabilidade; e a outra deve assegurar e promover ações que reforcem a necessidade do produto ou serviço junto ao cliente.