Mais dicas para ser expositor
Mais dicas para ser expositor

O expositor deve ter a plena certeza que a feira de negócios é um momento para expansão, pois ela vai reunir empresas de todos os portes, consultores, e visitantes, todos com o mesmo intuito: fazer negócio.
Participar de uma feira de traz uma série de vantagens para o expositor, dentre elas o acesso facilitado a potenciais clientes, parceiros e fornecedores, a possibilidade de exposição da marca e o contato com tendências do mercado e lançamentos dos concorrentes.

Por outro lado, é necessário que o empreendedor tome alguns cuidados: o primeiro é dispor do valor necessário para o investimento, prezando pela estabilidade financeira da empresa e a segunda é contar com uma equipe de atendimento preparada para o contato com o público em potencial.

É importante sempre verificar o histórico do evento escolhido. Com ele será possível medir o retorno do investimento e notar, por exemplo, quais são as empresas que estão participando novamente, pois se elas estão retornando, é porque estão tendo bons resultados.

Ter um produto ou serviço bem diversificado, autêntico, vale mais do que ter o espaço mais atrativo, pois quanto mais detalhes, maior vai ser o investimento no estande. É necessário ter algo a mais pra oferecer, pois se o atrativo for ‘apenas’ visual, corre-se o risco do visitante perder o interesse rapidamente. O foco está nos negócios e não apenas na decoração.

Faz parte da estratégia das empresas, tanto expositoras, quanto organizadoras, a seleção dos fornecedores, pois ao participar ou realizar um evento elas não podem correr riscos de ficar administrando problemas causados pela ineficiência dos serviços contratados e assim perder a oportunidade de gerar bons negócios.

Durante a feira, o expositor deve preocupar-se com suas estratégias de negócios, com o treinamento da equipe: que deve estar sempre motivada e ‘alerta’. A principal regra de um evento é a pontualidade: ela tem hora certa para começar e pra acabar. Atrasos no horário dos compromissos agendados ou posteriormente, para o fechamento de negócios são inadmissíveis.