Dica sobre contratos de eventos
Detalhes na hora de assinar o contrato do seu evento que precisam de atenção!

Pré-evento engloba definição de parceiros e estabelecimento de contratos, tarefas que geralmente não são acompanhadas pelos participantes, mas que pode impactar em sua experiência com o evento caso surjam complicações. Por isso alguns detalhes na hora de assinar o contrato precisam de uma atenção extra, por exemplo:

- Preço e agenda de pagamento:
A estipulação, de forma clara, do valor a ser pago é o ponto de partida para um bom contrato, bem como a quantidade de parcelas, os valores e datas de pagamento das mesmas. Caso haja clausulas de exceção, descontos, acordos para devolução…, eles também precisam ser descritos. Desta forma os dois lados sabem o que e quanto esperar.

- Escopo dos Serviços:
Quanto mais detalhes na hora de definir o escopo dos serviços melhor. Quantas horas de serviços serão prestadas, número de membros da equipe, prazos, produto final e resultados também devem ser definidos.

- Clausula de força maior:
É um fator contratual que permite que um dos lados suspenda ou cancele a execução das obrigações caso surjam determinadas circunstancias que estão além do seu controle, tornando a realização do evento inviável, ilegal ou impossível, por exemplo, motins, incêndios, terremotos, tempestades, luto, ações governamentais etc… Protegendo assim o organizador.

- Consultoria jurídica especializada:
Contratos mal redigidos podem fornecer brechas para interpretação dúbias ou gerar duplo significados. Assim, a menos que o organizador seja advogado, o ideal é sempre contar com uma consultoria jurídica especializada para poder revisar os termos e dar um parecer final. Um profissional apto a encontrar lacunas que passariam despercebidas por um leigo.