Plano de marketing
Como criar um bom plano de marketing para sua empresa

Um bom planejamento de marketing permite ao empreendedor guiar o seu negócio com mais segurança para alcançar bons resultados. Embora ele não seja uma garantia de sucesso, ele reduz inúmeros riscos.

Para desenvolver este trabalho de maneira consistente é preciso esquecer a lenda onde o planejamento é taxado como uma ação complexa e que despende recursos que sua companhia, definitivamente, não possui. A verdade é que o planejamento deve ser traçado de acordo com as possibilidades e a realidade da empresa. Muitos pequenos e médios empreendedores acreditam que não tem o tempo, ou mesmo os recursos necessários para elaborá-lo.

O processo de planejamento é focado na definição de estratégias e táticas necessárias para atingir objetivos. Ele é a exposição dos fins e dos meios utilizados para atingi-lo.

O Meu Guru listou alguns itens que podem orientar a equipe no momento de criar um bom plano de marketing para sua empresa.

1) Reúna uma equipe para elaboração do planejamento. Várias cabeças pensam melhor que uma só e nada como diversas opiniões concisas para criar um planejamento equilibrado;

2) Coloque tudo no papel e evite assim que detalhes importantes passem desapercebidos;

3) Preocupe-se em levantar informações que dêem suporte à elaboração do planejamento: Ele dependerá exclusivamente delas. Foque nos pontos fortes e fracos da empresa, em variáveis do dia a dia, e nas oportunidades e ameaças do mercado. A famosa matriz SWOT/PFOA (Potencialidades, Fragilidades, Oportunidades e Ameaças). Com essas análises é possível ter uma visão sobre o cenário de atuação;

4) São as necessidades que geram oportunidades e não o contrário;

5) Por fim, tenha tranquilidade para trabalhar seu planejamento e seja firme para mantê-lo como a ferramenta para a gestão do seu negócio, porém, tenha em mente que o mercado muda, a economia muda e consequentemente as necessidades de seus potenciais clientes/consumidores também. Seja flexível, altere e adeque o plano sempre que necessário.