A importância das cores
A cor ideal para o estande

Algumas pesquisas afirmam que a luz das cores pode afetar diretamente o centro das emoções humanas. A maneira de vestir-se, por exemplo, é uma forma de influenciar o ambiente ao seu redor, as roupas, de acordo com as cores, podem passar sentimentos de alegria ou tristeza, tranquilidade, confiança, paz.

As pessoas tendem também a ser atraídas por certas cores.

Desse mesmo modo, um expositor prestes a participar de uma feira de negócios, deve pensar muito bem na combinação de cores que será utilizada em seu estande, pois cada uma delas carrega um significado.

Existem cores que se apresentam como estimulantes, alegres, otimistas, enquanto outras transmitem serenidade e tranquilidade, assim é possível usá-las como estímulos para encontrar determinadas respostas: a finalidade delas ultrapassa as barreiras da estética, alcançando funcionalidades práticas. É possível compreender a simbologia das cores e através delas dar e receber informações.

Por exemplo, um interessante estudo realizado pela COLOURlovers, comunidade online de design gráfico, sobre as cem marcas mais importantes na web determinou que o azul é a cor mais usadas nos logotipos destas empresas. O azul passa uma imagem de respeito e lealdade, ideal para firmar a marca, é a cor da verdade, serenidade e harmonia, criando uma sensação de bem estar, capaz de acalmar a mente.

Já a cor branca é responsável por trazer vivacidade, clareza e sensação de limpeza. A cor simboliza luz e alegria e transmite uma atmosfera de calma e pureza.

A cor preta não está apenas ligada a ideia de luto. Ela também se associa a fantasia e ao mistério, sendo uma cor de sofisticação e luxo, que também significa dignidade. Já a cinza transmite estabilidade, sucesso e qualidade.

O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento, simboliza o amor, o desejo, porém apresenta certo ar de agressividade, requinte, poder e liderança. Por isso é uma cor tão presente em logomarcas.

A cor verde significa vigor, juventude, frescor e esperança. Ela é parcialmente associada, quando mais escura, ao gênero masculino, pois lembra a grandeza, como um oceano, simbolizando tudo que é viril. Já num tom mais claro remete a contentamento e proteção.

O Amarelo transmite calor, luz e descontração. Está ligado à prosperidade, pois é uma cor energética, ativa que transmite otimismo. É bastante associada ao verão. O tom bege é associado ao clássico e laranja, que também é uma cor quente significa movimento e espontaneidade.

Há também a cor roda, que significa beleza, saúde, sensualidade e é, normalmente, associada ao feminino, remetendo a algo mais carinho, terno e suave. Associa-se a delicadeza e a compaixão. O Salmão está associado à felicidade e à harmonia.

A combinação das cores é muito importante no momento de construção e decoração do estande. Ele deve transmitir uma sugestão compatível ao segmento de atuação da empresa, afinal a presença das cores na fachada vai comunicar e despertar o interesse do visitante do evento.