Como tirar o melhor proveito de uma feira de negócios

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15/01/2014

As feiras, de um modo geral, são representativas oportunidades de negócios, que reúnem em um mesmo ambiente uma variedade incrível de marcas, produtos, serviços de diversas partes do país, e até do exterior.

Esses locais são ideais para as relações comerciais, entre fornecedores de produtos, serviços, tecnologia e compradores, especialistas do setor e até mesmo a imprensa.

Mesmo com esse leque de possibilidades o planejamento do evento é indispensável.

Segundo uma pesquisa norte-americana citada pelo jornalista e consultor empresarial Fernando Lummertz em texto publicado no site proexpositor.com.br, apenas 20% dos expositores de feiras de negócios planejam detalhadamente a participação no evento.

Para especialistas do ramo, o planejamento é extremamente necessário porque envolve a exposição da marca e um alto investimento. E ainda, pior que não obter um retorno satisfatório com a estratégia, é mostrar ao mercado uma imagem distorcida da empresa: o fato de estar presente no evento não é suficiente.

No mundo inteiro, a “feira de negócios”, é vista como a mais eficaz ferramenta disponível para as empresas que desejam alavancar seus negócios. Cada vez mais empresas internacionais de promoção de eventos se instalam no país e implantam novas feiras.

Notamos assim, que mesmo encarando o evento mal preparado, o expositor consegue perceber os benefícios dele, que fazem o investimento valer a pena e transformam a feira num bom negócio.

O consultor canadense Barry Siskind afirma que os empreendedores que se queixam de retorno para sua participação em feiras fazem parte do grupo que tem as seguintes deficiências básicas: falta de objetivos, foco errado e inexistência de critérios para avaliar corretamente o retorno do investimento.

O preceito básico, para não ter erro é alinhar a participação em eventos com os objetivos estratégicos da empresa, e claro, trabalhar muito e se dedicar para obter resultados completamente satisfatórios.