Como realizar networking em eventos?
Como realizar networking em eventos?

Muitos profissionais participam de feiras e eventos com o objetivo de fechar negócios, fechar boas parcerias e principalmente realizar networking, ou seja, buscar contatos que trazem benefícios mútuos.

Uma rede de contatos solidificada sempre foi fundamental para o sucesso na vida, tanto social como na profissional. Grandes negócios e boas parcerias de negócios são resultado de um bom networking. Para alcançar seus objetivos você realmente precisa saber se relacionar, afinal as pessoas não vão chegar te oferecendo tudo de mão beijada, é necessário desenvolver suas habilidades.

Também não precisa gerar grande quantidade de contatos, o que importa é relacionar-se com pessoas do seu ramo em que as probabilidades de fechar negócios sejam altas. Quanto mais qualificada for a sua base de contatos, maior a probabilidade de você construir relações sólidas.

Aqui vão algumas dicas para fazer networking:

1. Vá a um evento que esteja de acordo com seu ramo de negócio, para focar em pessoas que estejam em seu meio de trabalho. Atualize-se sobre as tendências do seu setor, pois consequentemente acabam sendo discutidas nas conversas.

2. Fique por dentro de todo o conteúdo do evento, verifique a agenda e toda a programação. Isso vai te ajudar em saber os horários certos de descontração, por exemplo, no horário de almoço. Aborde as pessoas com simpatia, apresente-se e desenvolva uma conversa que esteja de acordo com o que está sendo abordado no evento.

3. Ande pelo evento e busque oportunidades. Aprofunde-se em conversas que realmente estejam dentro do seu propósito. Esqueça seu celular! Se você ficar vidrado na tela as pessoas não chegam até você.

4. Após conseguir seus contatos, uma ótima forma de manter contato é usando as redes sociais. Conecte-se com seus contatos via LinkedIn, no Facebook também existem grupos que será muito mais fácil a interação.

5. E o principal, liste todos os seus contatos e separe-os para não se perder. Liste como parceiros, fornecedores, possíveis clientes e o que mais estiver dentro do seu propósito. Mande um e-mail agradecendo a atenção e não envie mensagens desnecessárias.

Como diz o velho ditado: “Quem tem um amigo, tem tudo!”