Como obter excelentes resultados numa feira de eventos

As feiras assumem um papel estratégico no plano global de comunicação da empresa. Dentre as opções de marketing, elas não as mais eficazes. Para a empresa obter destaque num evento ela deve direcionar seus esforços para o projeto e construção do estande, portanto saiba como obter excelente resultados numa feira de eventos.
O estande é o espelho da empresa. Ele deve expor seus melhores produtos e representar seus melhores serviços. Muitas vezes, empresários querem entupir o estande de produtos, o que acaba por ser um fiasco em contato e negócios. O motivo é simples: o cliente não se sentirá à vontade para entrar e escolher o que comprar.
Este estande deve contar com pessoas motivadas para as tarefas que serão exigidas e que tenham prazer em se relacionar com clientes. Os colaboradores escolhidos devem ser simpáticos, sorridentes e treinados para o trabalho, pois no contato com a sua clientela não haverá espaços para o amadorismo. Escolher o melhor funcionário ainda é uma solução simples e com bons resultados. Mas, atenção: valorize a participação de quem está na feira ao seu lado. Recompense-o de alguma forma.
Produza material promocional, como folhetos, cartões de visitas: use seu bom gosto e bom senso, pois um material bem produzido é sinônimo de relacionamento dentro e fora da feira, sobretudo para o estabelecimento de futuras negociações ao longo do ano de sua participação. Avalie se o que for criado para a feira, poderá ser utilizado também depois do evento.
Promova a entrada de clientes em seu estande. Conte sempre com amigos ou pessoas de sua família para estar visitando o seu espaço. Esta estratégia é excelente para atrair outras pessoas. Ninguém gosta de entrar onde o espaço está vazio e sem motivação. Se possível, dê um brinde aos que entram.
Cadastre clientes ao participar da feira. Amplie o seu banco de dados e promova contatos periódicos com os clientes cadastrados, seja para informar de um novo produto ou serviço ou até mesmo para enviar um cartão pela passagem do seu aniversário. Uma dica para conseguir as informações das pessoas que visitam a feira é promovendo sorteios. Todo mundo gosta de concorrer a algo e, assim, deixam o nome completo, endereço, telefone, e-mail.
Contabilize os resultados para mensurar a sua participação. As informações obtidas vão ajudá-lo nas outras exposições, pois você somará as experiências alcançadas e saberá o que fazer para atingir os objetivos esperados.