Como escolher o palestrante do seu evento?
Como escolher o palestrante do seu evento?

A escolha do palestrante para a programação de palestras, seminários e workshops determinam o sucesso da organização do evento. Não importa a quantidade de pessoas, essa etapa da produção do evento precisa ser levada em consideração.

Para escolher o palestrante do seu evento de forma correta, é preciso analisar uma série de fatores, confira:

1. Saiba quem é o seu público

É fundamental saber quem é o público-alvo do evento, para assim começar a listar os nomes de palestrantes que são especialistas no segmento em que seus convidados estão inseridos. Para eventos corporativos, um grande nome profissional pode ser a opção ideal para atrair o público. Palestras de segmentos específicos, voltadas aos workshops e minicursos, exigem que o profissional convidado tenha domínio na área, pois terá que responder questões de um público crítico que busca atualização profissional.

2. Saiba qual é o formato e o segmento do evento

Determine o que irá compor a grade de atividades do evento, será no formato de palestra, seminário, workshop? Dependendo do campo e da profundidade que o tema será abordado, opte por palestrantes que já estão inseridos nesse meio, como por exemplo, professores de universidades renomadas e grandes nomes do segmento do evento.

3. Características do Palestrante

Algumas características do palestrante são capazes de captar a atenção das pessoas. Para começar a pessoa precisa ter senso de humor, mas não ser exagerado, para transmitir de forma leve o que o público deseja aprender com a palestra. O ministrante precisa ser autêntico, criativo e atualizado, mostrando de diferentes formas as suas experiências e conhecimento. Pode ser algo óbvio, mas o palestrante precisa ser pontual, não adianta ter tantas qualidades e simplesmente não aparecer no horário, portanto, antes de contratá-lo, confira o histórico de cancelamentos e atrasos.

Lembre-se: A hospedagem e o transporte do palestrante fica a cargo da organização do evento, inclua esses quesitos no checklist da organização para não ter problemas com a programação de atividades.